Toyota prepara SUV compacto inédito para os EUA

Marca planeja utilitário para compor portfólio com CH-R e RAV4 e é bom ficarmos de olho
Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York

Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York | Imagem: Divulgação

A Toyota anunciou nesta semana novidades importantes para sua gama nos EUA. Apesar da notícia parecer bem restrita para o mercado norte-americano, é bom ficarmos de olho nas movimentações da Toyota pois a marca trabalha em um inédito SUV compacto para o país em questão, que vai se juntar à gama local onde já são oferecidos o C-HR e o RAV4. 

A novidade será produzida na nova planta da Mazda Toyota Manufacturing U.S.A (MTMUS), que está sendo construída em Huntsville, Alabama. A unidade fabril compartilhada pelas duas fabricantes japonesas é fruto de um investimento de US$ 1,6 bilhão e terá capacidade produtiva de 300.000 veículos/ano. A ideia inicial era que o Corolla para o mercado norte-americano fosse produzido na nova fábrica, porém a produção do sedan seguirá em Blue Springs, Mississippi. 

"Essa mudança nos planos ocorre em resposta à mudanças na demanda do mercado e um crescente apetite dos consumidores por picapes e SUVs, que estão atingindo recordes de vendas", explica a Toyota Motor Sales U.S.A em comunicado. A nova unidade começará a operar em 2021. 

Ainda pouco se sabe sobre esse futuro SUV compacto que será produzido na planta de Huntsville, mas os primeiros rumores que surgiram nos EUA apontam para uma eventual versão de produção do conceito FT-4X, revelado em 2017 no Salão de Nova York. O modelo toma como base a plataforma TNGA e conta com um importante diferencial: a presença de tração integral. As vendas do C-HR nos EUA não atingiram os números previstos pela Toyota e, segundo especialistas, a falta desse recurso é algo sentido no modelo. 

Vale a pena acompanharmos esse desenvolvimento do futuro SUV compacto da marca para os EUA, uma vez que ele pode influenciar também o modelo que a Toyota pode produzir no Brasil para finalmente entrar em um dos segmentos mais aquecidos do momento por aqui. Talvez o utilitário esportivo que a Toyota produza aqui não seja tão sofisticado quanto o novo modelo para os EUA, utilizando uma plataforma mais simples, por exemplo, mas o design pode ser influenciado pela novidade.  

 

Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York
Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York
Imagem: Divulgação

 

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!