Toyota avalia retorno do Prius e Camry ao Brasil a partir de 2022

Com preço pouco competitivo, Prius já não figura mais no site da marca
Toyota Prius 2019

Toyota Prius 2019 | Imagem: Divulgação

Modelo com destacada reputação pelo fato de ter difundido a tecnologia de propulsão híbrida ainda no fim da década de 1990, o Toyota Prius, ao menos temporariamente, deixou de ser oferecido no Brasil.

O modelo já não consta no site comercial da Toyota no país. Ao longo deste ano, apenas 3 unidades do híbrido haviam sido emplacadas no país, uma em janeiro e duas em fevereiro.

É fato que, com a estreia da 12ª geração do Corolla nacional e a presença do conjunto propulsor híbrido flex, a comercialização do Prius acabou se tornando pouco competitiva.

Além de importado, o que naturalmente o tornava mais caro, outro ponto que não favorecia o Prius era o fato dele aceitar apenas gasolina.

Atualmente o Toyota Corolla 2022 em seu catálogo Altis Hybrid pode ser adquirido por R$ 158.290. O modelo conta com 123 cv de potência combinada e entrega médias de consumo de 10,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Utilizando gasolina, as parciais são de 16,3 e 14,5 km/l, respectivamente.

O Toyota Prius chegou ao Brasil em 2013, já em sua terceira geração. A partir de 2016, a Toyota passou a importar a quarta geração do híbrido, a qual estreou seu facelift por aqui em 2019. 

O sedã médio-grande Toyota Camry, por sua vez, é um rival direto do Honda Accord e também está com a importação ao Brasil suspensa.

Apenas sete unidades do modelo foram comercializadas no país ao longo deste ano.

Procurada pelo AUTOO, a Toyota explicou que não descarta retomar a oferta tanto do Prius quanto do Camry no Brasil a partir da linha 2022 dos dois modelos.

Segue, na íntegra, o posicionamento da fabricante:

"A Toyota do Brasil informa que, por questões estratégicas comerciais, as importações dos modelos Camry e Prius foram suspensas temporariamente no País. Estamos avaliando a retomada da oferta destes produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano/modelo 2022, seguindo nosso compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e que tragam sorriso no rosto dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades de mobilidade.

Seguimos oferecendo no Brasil uma linha de produtos robusta que conta com os SUVs Corolla Cross, SW4 e RAV4, Yaris hatch e sedã, a picape Hilux e o sedã médio Corolla. Os modelos estão disponíveis em toda rede de concessionárias da marca no País".

Toyota Camry 2019
Acima o Toyota Camry até então importado ao Brasil
Imagem: Divulgação