Toyota começa 2013 na liderança

Montadora japonesa mantém posto de maior fabricante de veículos do mundo no 1º trimestre do ano

Grade dianteira da versão hatch é pintada na cor da carroceria | Imagem: Divulgação

A Toyota parece ter recuperado a velha forma depois da crise dos recalls de alguns anos atrás. A fabricante japonesa fechou o 1º trimestre de 2013 à frente da General Motors e com isso acumula cinco trimestres consecutivos como a maior montadora do mundo.

Segundo dados divulgados por ela, foram 2,43 milhões de veículos vendidos nos primeiros três meses de 2013, incluindo aí as unidades das marcas Hino e Daihatsu, cuja atuação é quase que exclusiva no Japão. A GM vem em segundo lugar com 2,36 milhões e a Volkswagen em terceiro, com 2,27 milhões.

Veja também: Toyota retoma liderança mundial em 2012

A meta da Toyota agora é bater a marca de 10 milhões de unidades vendidas este ano, o que até hoje nenhuma fabricante conseguiu. Apesar disso, analistas no exterior acreditam que a diferença entre a empresa japonesa e a GM irá diminuir já que os americanos estão lançando vários modelos nos últimos tempos que devem ajudá-la a melhorar suas vendas globais.

No Brasil, a Toyota também está em alta após lançar o modelo compacto Etios. Mas se o volume de carros vendidos subiu, a posição da marca no ranking ainda é o 7º lugar, atrás de Renault, Hyundai e as quatro marcas tradicionais no País.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!