Toyota e Suzuki estreitam laços com acordo de aliança

Marcas vão focar parceria em eletrificação e carros compactos
Suzuki Vitara 2019

Suzuki Vitara 2019 | Imagem: Divulgação

Para encarar “mudanças sem precedentes tanto em escopo quanto em escala, não apenas por causa de regulamentos ambientais intensificados, mas também pela entrada de novas indústrias e negócios de mobilidade diversificados”, como declararam de forma conjunta, a Suzuki Motor Corporation e a Toyota Motor Corporation anunciaram nesta quarta-feira (28) um acordo para estabelecer uma aliança de capital caso obtenham a aprovação das autoridades de concorrência.

A Toyota e a Suzuki já estavam “namorando” uma parceria desde 2016, sendo que, em março deste ano, as empresas confirmaram que começariam a fazer colaborações específicas no desenvolvimento de produtos e na colaboração para produção de alguns modelos. A ideia é que a Toyota ajude a Suzuki com tecnologias de eletrificação e a Suzuki, por sua vez, compartilhe com a Toyota seu expertise no projeto de carros compactos.

Segundo as empresas, caso a aliança de capital receba sinal verde a Toyota planeja adquirir 24.000.000 ações ordinárias da Suzuki (4,94% do total de ações emitidas pela Suzuki em 31 de março de 2019, excluindo ações em tesouraria, no valor total de 96 bilhões de ienes) ao subscrever a disposição de ações em tesouraria por meio de loteamento de terceiros realizado pela Suzuki. Da mesma forma, a Suzuki planeja adquirir, por meio de compra no mercado, ações da Toyota equivalentes a 48 bilhões de ienes.

“As duas empresas pretendem alcançar um crescimento sustentável, superando novos desafios na indústria, construindo e aprofundando relacionamentos cooperativos em novos segmentos, enquanto continuam concorrentes, além de fortalecer suas fundações de negócios existentes e as tecnologias e produtos nos quais cada empresa é especializada. A assinatura do acordo de aliança de capital é uma confirmação e expressão do resultado de discussões sinceras e cuidadosas entre as duas empresas, servindo para construir e promover sua futura parceria em novos campos”, relata o comunicado conjunto das duas fabricantes.

Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York
Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!