Toyota Prius C é o carro híbrido do povo

Fabricante diz que o modelo roda em média 21,2 km por litro de gasolina gasto

Toyota Prius C 2012 | Imagem: Toyota

O Toyota Prius foi o primeiro automóvel híbrido produzido em série por uma montadora. Lançado em 1997, o modelo já está na terceira geração e segue evoluindo. De veículo original, o nome Prius agora define a nova linha de veículos ecológicos da marca japonesa, que além do modelo convencional, possui também o Prius V, no formato minivan, e o Prius C, o novo integrante da família de carros alternativos.

O veículo é o destaque da marca para a próxima edição do Salão de Detroit, em janeiro de 2012, nos Estados Unidos. Suas vendas, informa a empresa, começam após o evento.

A missão do Prius C (“C” de “compacto”) é se tornar um carro não só eficiente no consumo de combustível, mas também acessível ao consumidor. A Toyota, entretanto, ainda não divulgou informações sobre o conjunto mecânico, tampouco o preço do produto. Por outro lado, a revelou que o modelo com seu motor a gasolina combinado a outro elétrico pode percorrer em média 21,2 km por litro de gasolina consumido.

O Prius compacto, assim como a geração mais recente do Prius, é um híbrido do tipo “plug-in”, cujas baterias podem ser recarregadas na rede elétrica comum. A recarga do conjunto também é feita pelo motor a gasolina e o sistema de freios regenerativos, com o veículo em movimento.

Também chamado “Aqua”, nomenclatura que será utilizada em mercados asiáticos, o lançamento traz o novo aparato de entretenimento da Toyota, o Entune. O equipamento possui GPS, rádio digital, informações de tráfego e permite conexão com celular via Bluetooth.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!