Que o Toyota Prius é um projeto de sucesso ninguém pode negar. O modelo está em sua quarta geração e tornou-se sinônimo de carro híbrido ao praticamente lançar o conceito de forma comercial em 1997, muito antes da indústria abraçar de vez esse tipo de propulsão e os carros elétricos.

Se sempre teve formas bem exóticas para a carroceria, o Prius sempre foi mais associado a um sedan devido à sua proposta. Com bom espaço interno e um rodar confortável, o modelo caiu no gosto de muita gente. Mesmo aqui no Brasil, onde sempre foi caro e nunca contou com incentivos governamentais de peso para ajudar na difusão da tecnologia, o Prius não deixa de registrar um volume de vendas aceitável.

Mas a evolução do Toyota Corolla, que passa a atingir sua 12ª geração, trouxe consigo também uma interessante versão híbrida, a qual será oferecida no Brasil e fará dele o primeiro híbrido flex do mundo. Com isso, Prius e Corolla híbrido se tornariam produtos muito próximos dentro do portfolio da Toyota, não é mesmo?

Pois é, para sanar essa questão, a Toyota poderá seguir por um caminho que deverá agradar muita gente e prolongar a vida do Prius: ele poderá se tornar um SUV a partir da próxima geração. Você confere nas projeções de Kleber Silva como o modelo poderá ficar tomando como base referências visuais dos últimos lançamentos da Toyota e da Lexus (clique na foto principal para acessar a galeria).

Fato é que os SUVs são uma unanimidade global e esse tipo de carroceria conta com a preferência do público na maioria dos mercados, portanto certamente ela cairia muito bem ao Prius.

Além disso, é fato que alguns mercados como os EUA, onde as vendas do híbrido reduziram consideravelmente, estão pedindo para a Toyota adotar formas mais convencionais para o Prius no facelift que a geração atual deverá estrear em breve. A traseira da geração atual, como notamos aqui no Brasil, é mesmo um tanto quanto exagerada demais.

Se migrar para um SUV, o Prius deverá ganhar bem mais apelo comercial, em especial ao adotar formas um pouco menos exóticas e mantendo suas qualidades atuais como o bom espaço interno, acabamento e nível de equipamentos. A quarta e atual geração do Toyota Prius foi lançada globalmente em 2015, portanto a quinta geração deverá ser conhecida por volta de 2021 como linha 2022 considerando o ciclo usual de renovação do Prius. Vamos acompanhar de perto os caminhos do modelo!  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/