Veículos comerciais chegam a valorizar 50% em 3 anos; confira os mais procurados

Demanda aquecida e baixa oferta de unidades novas reforçam cenário atípico para o segmento
Kia Bongo K2500: um dos campeões de valorização no segmento de veículos comerciais

Kia Bongo K2500: um dos campeões de valorização no segmento de veículos comerciais | Imagem: Divulgação

A Agência Autoinforme divulgou nesta terça-feira os campeões do Selo Maior Valor de Revenda 2022 no segmento de Veículos Comerciais. 

A iniciativa, que alcança sua oitava edição para a segmentação de mercado específica, tem por objetivo “estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas”, detalham os organizadores. 

Mereceu destaque na premiação deste ano a impressionante valorização de alguns veículos, como foi o caso do Mercedes-Benz Atego 2426 6x2, que apontou alta de 50,9% em seu preço de negociação após três anos de uso. 

O Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais (SMVR – VC) levou em consideração, para a edição deste ano, os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em maio de 2019 e suas unidades correspondentes com três anos de uso, ou seja, em maio deste ano. O período de três anos é o escolhido uma vez que geralmente é o prazo médio de substituição dos veículos para fins de renovação de frota. 

Ainda por conta das consequências nefastas da pandemia da Covid-19 e da falta de semicondutores, o setor de caminhões e utilitários não voltou à normalidade de produção. De outra parte, a demanda está superaquecida. Com isso, os compradores recorreram aos seminovos, o que explica a supervalorização desses veículos, mesmo depois de três anos de uso”, explica Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme.

Após o Mercedes-Benz Atego 2426 6x2 na categoria Caminhões, o Kia Bongo K2500 também surpreendeu com uma valorização de 48,9% e foi o vencedor na categoria “Camioneta de Carga”. 

“Na categoria Utilitários, além do Kia Bongo K2500 (camioneta de carga e  campeão geral +48,9%), venceram o Renault Master Furgão (furgão de carga +39,8%), Fiat Fiorino Furgão (furgoneta de carga +22%) e o Mercedes-Benz Sprinter Van 415 (minibus +22,3%). No grupo Caminhões, o Volkswagen Delivery Express (semileve +49,5%), o Mercedes-Benz Accelo 1016 (leve +44,4%), o Volkswagen 11-180 Delivery (médio +50,4%), o Scania R-450 A 4x2 (pesado +31,9%) e o próprio Mercedes-Benz Atego 2426 6x2 (caminhão semipesado e campeão geral +50,9%)”, detalha a Agência Autoinforme. 

Fiat Fiorino 2022
Fiat Fiorino: destaque na categoria furgoneta de carga
Imagem: Divulgação

Em oito edições do SMVR-VC, de 2015 a 2022, a Mercedes-Benz venceu em 25 categorias entre Utilitários e Caminhões. 

Em sete oportunidades, a marca alemã cravou o título de “Campeão Geral”. Na sequência, a Volkswagen faturou nove categorias, sendo duas com o título máximo. 

A Renault já levou seis categorias, duas com título de “Campeão Geral”, e a Hyundai sagrou-se campeã em quatro oportunidades, sendo três melhores colocações em Utilitários. 

Depois de vencer na categoria “Camioneta de Carga”, em 2021, a Kia Brasil chegou a campeão geral este ano. Fiat, Ford, Iveco, Scania e Volvo também venceram nas categorias, mas não anotaram o maior valor de revenda na classificação geral de Utilitários ou de Caminhões.

Os resultados obtidos pela Mercedes-Benz nos últimos oito anos da certificação demonstraram claramente o reconhecimento do mercado por meio da qualidade do produto em si, mas em especial pelos serviços de pós-venda oferecidos pela montadora alemã. Assim, como os demais índices mostram a prioridade que as empresas oferecem aos veículos de trabalho”, analisa Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo. 

Renault Master 2023
Renault Master: renovado na linha 2023, modelo foi o campeão entre os furgões de carga
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa