Vendas de carros caem 15% em novembro

Mas ano já é recorde no país, com mais de 2,7 milhões de veículos emplacados

BMW Série 3 | Imagem: BMW

O presidente da GM no Brasil, Jaime Ardila, confessou nesta semana que o mês de novembro foi pior que o imaginado por eles. Mas Ardila justificou o otimismo depois de tantos recordes seguidos: “estávamos mal acostumados, no entanto, novembro foi muito bom e já batemos o recorde de vendas anuais”, disse.

O executivo da montadora tem razão. O ano de 2009 já é o melhor da história em vendas de automóveis e comerciais leves. Já são cerca de 2,73 milhões de unidades até o mês passado (contra 2,67 milhões em 2008), o que fez a indústria acreditar que superaremos a barreira das 3 milhões de unidades no final do ano. Ardila vai mais longe: “fecharemos 2009 com 3,1 milhões”.

A queda em relação a outubro foi de 15,3%, mas foram vendidos 43,3% veículos a mais que em novembro de 2008, mês considerado trágico pela indústria, quando o país parou devido à crise financeira mundial.

Honda cai

As três primeiras posições do ranking de marcas permanecem iguais. Fiat, Volks e Chevrolet tiveram queda semelhante, de 10 a 14%. As três seguintes, no entanto, sentiram mais a ressaca de outubro. Ford, Honda e Renault despencaram 24%, 27% e 30%. A montadora japonesa, aliás, voltou a figurar como a 6ª colocada embora deva terminar o ano como a marca mais vendida entre as new comers.

As coreanas continuam fortes, mesmo com a isenção do IPI para os carros flex, na qual elas não são beneficiadas. A Kia, aliás, anunciou que manterá os preços de seus modelos mesmo com a alíquota mais alta em dezembro. A Hyundai confirmou o 8º lugar no ranking de novembro, à frente das francesas Peugeot e Citroën.

BMW mantém agressividade

Entre as marcas importadas, impressiona o ritmo de vendas da BMW. A marca alemã voltou a superar seu recorde de outubro emplacando 745 unidades ou 16% a mais. O responsável por isso foi o sedã Série 3, com mais da metade das vendas.

Veja o ranking completo de marcas no link abaixo:

Marcas mais vendidas em 2009
Marcas mais vendidas em novembro

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas