Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Vendas diretas alavancam emplacamentos de sedans compactos em 2019

Puxados pela demanda de motoristas de aplicativos, modelos de três volumes só ficam atrás dos SUVs compactos em crescimento

O mês de abril fechou com uma marca e tanto para os sedans compactos. Foram mais de 36 mil emplacamentos no mês, confirmando uma tendência notada desde março do ano passado quando esse tipo de veículo pulou de um patamar de pouco mais de 20 mil carros para beirar os 40 mil unidades por mês.

Mas, afinal, o que está acontecendo? O brasileiro de repente percebeu que os sedans pequenos são irresistíveis? Nada disso. Embora tenhamos sim bons lançamentos no segmento como o Yaris, Virtus e o Cronos, não se trata de uma febre semelhante a dos SUVs compactos e sim reflexo do crescimento das vendas diretas de veículos.

Modalidade em que os automóveis são emplacados em nome de empresas, taxistas ou de clientes PCD, por exemplo, essa venda ocorre com enormes descontos. Frotistas e locadoras acabam pagando valores mais baixos que o praticado no varejo e muitas marcas entram na jogada para desovar estoques.

O que explicaria uma demanda maior pelos sedans seriam os motoristas de aplicativos que precisam desse tipo de veículo graças ao porta-malas maior. Locadoras então acabam oferecendo esses modelos para um cliente que precisa gerar caixa, reflexo do desemprego em níveis elevados.

Esse fenômeno já tornou o segmento de sedans compactos o segundo que mais cresce em 2019. Foram quase 19% de aumento nos primeiros quatro meses deste ano, só atrás dos 21% obtidos pelos utilitários compactos – não por acaso puxados por uma boa parcela de vendas diretas também.

 

Vendas de sedans compactos só perdem para os SUV em 2019
Vendas de sedans compactos só perdem para os SUV em 2019
Imagem: Autoo

 

Maioria das vendas no atacado

A distorção que essas vendas causam nos números é enorme. Vejam que o Ka sedan, modelo de emplacamentos modestos, foi nada menos que o 3º modelo mais vendido no atacado, com 4,2 mil unidades, só atrás dos “campeões da liquidação”, o Onix (9,4 mil unidades) e Gol (5,1 mil). Na cola dele vieram o Prisma (3,4 mil), Voyage (2,6 mil), Logan (2 mil) e Yaris Sedan (1,5 mil).

Mas o sedan da Ford não foi o carro que mais dependeu das vendas diretas para desovar os estoques. À frente do Ka estão o Voyage (88% dos emplacamentos no atacado), Logan (87%) e Cobalt (82%) contra 75% do Ford. No geral, a categoria dos sedans compactos emplaca mais na venda direta (55%) que para o consumidor final.

Na prática, essa demanda acaba sendo artificial, causando uma possível saturação no mercado de usados que se reflete em desvalorização mais alta e na outra ponta redução nas vendas de carros zero km. Ou seja, para as montadoras é um ciclo vicioso: perde-se na venda por se praticar descontos maiores que vão pesar mais ainda em futuras negociações.

Em outras palavras, está um crescimento de vendas que talvez não seja recomendável comemorar.

 

Volkswagen Voyage 2019
Volkswagen Voyage 2019
Imagem: Divulgação

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil

Veja outras colunas

Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026

28/06/2024 06h20

Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional

Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok

24/06/2024 06h40

Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental

BYD King? O único rival do Corolla é o Corolla Cross

22/06/2024 05h45

Sedã híbrido plug-in chinês recém chegado ao Brasil tem bons argumentos técnicos a seu favor, mas daí a superar o modelo da Toyota é outra história