Mais potente já produzido: novo VW Golf R estreia com 320 cv

Versão mais esportiva da oitava geração do hatch é revelada
Volkswagen Golf 2021

Volkswagen Golf 2021 | Imagem: Divulgação

Apresentada no final de 2019, a oitava geração do Volkswagen Golf veio ganhando novas versões aos poucos. Depois do retorno do icônico GTI, restava saber o que a marca faria com a versão R do modelo, a mais esportiva da linha. O novo Golf R chegou e não decepcionou, tornando-se o mais potente da história do hatch. Na Europa, o modelo já está em pré-venda, mas entregas terão início no começo de 2021, quando os preços oficiais devem ser revelados.

Até então, a versão mais forte do Golf havia sido a Clubsport S, de 310 cv, mas tratava-se de uma série limitada de 400 unidades. Agora, o novo Golf R mantém o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas a potência foi elevada a 320 cv, enquanto o torque chega a 42,8 kgfm. A novidade já conta com tração integral e os compradores poderão optar por um câmbio manual de seis velocidades ou um automatizado de dupla embreagem (DSG) com sete marchas.

Saiba mais: gosta de potência? Nova VW Amarok V6 com até 272 cv é lançada no Brasil

A Volkswagen declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h. O sistema de distribuição de força entre os eixos do novo Golf R também foi modificado. Com isso, o hatch, que tem tração dianteira durante o uso normal, contará com um modo “Drift”, onde pode enviar toda a força para as rodas traseiras. Os modos Sport, Comfort e Individual do GTI ainda estão lá, mas foram acrescidos o Drift Mode e o Race Mode.

Volkswagen Golf 2021
Volkswagen Golf R 2021 tem aerodinâmica exclusiva
Imagem: Divulgação

Em relação a um Golf normal, a versão R teve a altura em relação ao solo reduzida em 20 mm. A Volkswagen ainda aumentou a rigidez das molas, modificando também a geometria do conjunto. Com isso, a marca afirma que a novidade é 10% mais rígida que um Golf R da geração anterior, tanto na frente quanto atrás, com uma redução de 1% na cambagem negativa e uma redução de peso de 3 kg graças ao subchassi de alumínio.

Além de uma mecânica exclusiva, o visual do novo Golf R também é diferenciado em relação às demais configurações da oitava geração do hatch. A novidade recebe um novo para-choque com difusor de ar inspirado em carros de corrida, grades exclusivas para a versão e acabamento em preto brilhante na carroceria. As rodas são de liga leve com 19 polegadas.

Por dentro, a cabine do Golf R traz soluções já vistas no GTI com pequenas alterações, como o botão R no volante - para acionar o Race Mode - e o acabamento azul no console e nas portas. O hatch contará ainda com central multimídia de 10", painel de instrumentos digital e uma área sensível ao toque no volante multifuncional. 

Volkswagen Golf 2021
Detalhe do painel do novo Volkswagen Golf R
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa