Volkswagen Golf 8 já está na Argentina

Mas nova geração do hatch médio veio apenas para gravar comerciais para a campanha global de lançamento. Se ocorrer, importação para o Brasil deverá ser limitada a versões de nicho
Volkswagen Golf 8: visita surpresa à Argentina um mês após sua apresentação mundial

Volkswagen Golf 8: visita surpresa à Argentina um mês após sua apresentação mundial | Imagem: Reprodução/Argentina Autoblog

Apenas um mês após ser revelado oficialmente, o novo Golf de 8ª geração já apareceu em Buenos Aires, na Argentina, como mostra um flagra do site Argentina Autoblog nesta terça-feira.

Apesar da surpresa, a razão da visita do novo modelo da Volkswagen é meramente simbólica: nosso vizinho estaria apenas servindo como locação para a gravação de material de divulgação do Golf 8, segundo apurou o Autoblog. A versão em questão estava equipada com o pacote esportivo R-Line e o chamativo amarelo usado como cor de lançamento do hatch médio.

Do outro lado do Atlântico, em Portugal a Volkswagen se prepara para a apresentação do carro à imprensa internacional. Com várias versões híbridas, conectividade e tecnologia semiautônoma, o novo Golf começará a ser vendido na Alemanha em dezembro enquanto o resto da Europa terá de esperar alguns meses para adquiri-lo.

Carro de nicho

Embora seja hoje o modelo de vanguarda da Volks, o primeiro completamente conectado a internet em sua linha, o Golf está prestes a encarar seu maior desafio desde que foi lançado, em 1974. A razão é que, por melhor e mais admirado que seja, o Golf e o mercado de hatches médios estão em declínio no mundo.

É verdade que o Golf permanece como um dos automóveis mais vendidos em todo o globo, com volume acima de 700 mil unidades no ano passado, mas é fato que hoje ele está sendo ofuscado pelos SUVs. O Tiguan, por exemplo, já vende mais que ele e o T-Cross e outros crossovers deverão roubar seu público cada vez mais.

Outra ameaça chegará ao mercado em junho e não é de outra marca. Estamos falando do ID.3, primeiro modelo elétrico da Volks nascido para ser vendido em grande escala. E a marca não esconde que ele tem uma importância estratégica semelhante a que foi o Fusca e, claro, o Golf.

Diante desse cenário adverso, não surpreende que o Golf tenha deixado de ser produzido no Brasil. Embora a 7ª geração tivesse grandes qualidades, a situação dos hatches médios por aqui é mais grave que na Europa, onde esse tipo de veículo ainda goza de prestígio.

Por isso, a visita do Golf 8 à Argentina não passa de mera curiosidade, afinal nem nossos hermanos devem contar com o carro por lá tão cedo e em grandes volumes. Assim como no Brasil, se a Volkswagen realmente confirmar sua importação para a América do Sul, será uma ação voltada à versões mais equipadas para um público com grande poder aquisitivo e que seja fã do modelo, não há dúvida.

Volkswagen Golf 2020
Volkswagen Golf 2020
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa