Para a VW, novo elétrico ID.3 será tão importante em sua história quanto Fusca e Golf

Revelado no Salão de Frankfurt, modelo promete entregar mobilidade elétrica a um preço acessível
Volkswagen ID.3

Volkswagen ID.3 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen revelou na última segunda-feira (9) o ID.3, inédito compacto elétrico que será a grande estrela da marca no Salão de Frankfurt – que ocorre a partir desta semana na Alemanha. E para entender a importância do modelo para a marca, basta assimilar que ela trata o ID.3 como o seu lançamento mais importante na história depois dos lendários Fusca e Golf.

Pioneiro de uma nova família de elétricos acessíveis (para os padrões europeus) que deve ganhar vida nos próximos anos, o ID.3 será vendido na Europa a partir de 2020 por preços na casa de 30 mil euros. Segundo a Volkswagen, sua chegada ao Brasil ainda é incerta.

O modelo é o primeiro a ser feito sobre a plataforma modular elétrica MEB, que também dará origem a um SUV compacto (ID Crozz), um sedã (ID Vizzion) e um SUV maior (o ID Roomzz). Com tamanho de Golf, tem 4,20 metros de comprimento e 2,76 metros de entre-eixos. O porta-malas é de 358 litros.

O futuro rival do Chevrolet Bolt traz um conjunto elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque. São três opções de bateria, sendo a menor de 45 kWh e com 330 km de autonomia, e a maior com 77 kWh e 550 km de autonomia. Segundo a Volkswagen, a garantia das baterias será de oito anos ou de 160 mil km. 

"O Fusca rompeu os conceitos de produção de veículos no mundo pela sua concepção simples e icônica em um carro com motor traseiro. O Golf fez a mesma coisa ao unir em um modelo com motor frontal dirigibilidade única e design atemporal. O ID.3 muda tudo isso de novo ao trazer o motor elétrico na parte inferior do veículo. Como premissa em todos os projetos da plataforma MEB (plataforma modular do grupo alemão para automóveis com propulsão elétrica), as baterias ficam sob o assoalho do veículo, o que consequentemente faz a altura da carroceria ser elevada. Em um carro como o ID.3, que possui balanços dianteiros e traseiros curtos, o crescimento da carroceria foi um ponto de atenção durante o desenvolvimento do modelo", relata a Volkswagen em comunicado. 

Nota do editor (10/09 às 16h17): notícia atualizada para acréscimo de informações 

Volkswagen ID.3
Volkswagen ID.3
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!