Volkswagen ID. Buzz se mostra mais ágil do que esperado e tem sobra de espaço

Também conhecido como nova Kombi elétrica, modelo conta com vários itens em comum ao SUV ID.4
Volkswagen ID. Buzz

Volkswagen ID. Buzz | Imagem: Carlos Guimarães

A Volkswagen não faz nenhuma cerimônia em ligar o elétrico ID.Buzz à reputação da Kombi clássica, utilitário que conseguiu uma legião de fãs ao redor do mundo e, no Brasil, passou a fazer parte não apenas da paisagem do país, mas do dia a dia de muita gente. Já cheguei a estar ao volante da versão original logo quando recebeu motor 1.4 flex, em meados da década retrasada, e posso dizer que a diferença entre as gerações é enorme.

VEJA TAMBÉM:

Da Kombi clássica o ID.Buzz talvez tenha herdado apenas a aura. Até na questão do desempenho, o modelo elétrico surpreendeu pela agilidade,  que nos pareceu até maior que do SUV ID.4, que avaliamos recentemente e do qual a nova van elétrica recebeu diversos componentes estruturais, do conjunto propulsor e eletrônicos. Assim como SUV, o ID.Buzz também é vendido apenas por plano de assinatura que parte de 24 vezes de R$ 12.900.

O apelo emocional é imediato de quem, em algum momento, esteve na Kombi clássica. Basta dar uma olhada no visual do ID.Buzz que as lembranças começam a vir à tona, o que é proposital. De qualquer forma, a van elétrica é um carro interessante para quem procura por um elétrico com sobra de espaço, conforto e bom desempenho. Ao assumir o volante e acelerar, a sensação é de que o carro  é mais ágil que o ID.4, mas não é o que dizem os números da Volkswagen.

Para acelerar de 0 a 100 km/h no ID.Buzz são necessários 10,5 segundos, ante 8,5 segundos do ID.4, que tem uma relação entre peso e potência um pouco mais favorável (10 kg/cv contra 10,8 kg/cv da van). Ambos os modelos contam com o mesmo motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, força que é atingida logo ao encostrar o pé no acelerador. 

Sofisticação e espaço  

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz tem portas laterais deslizantes acionadas eletricamente e bom espaço interno
Imagem: Divulgação

Bom também é que o carro transmite segurança e desenvoltura nas curvas, mesmo sendo mais alto que o ID.4, o que influi no  centro de gravidade (1,92 m de altura no ID.Buzz e 1,61 m no SUV). A distância mínima livre do solo nos dois é igual (1,60 m). Outra grande diferença na van elétrica fica por conta da área frontal corrigida (0,71 m² no ID.4 e 0,93 m² no ID.Buzz), item que está ligado ao comportamento dinâmico e ao consumo.

Conforme dados da fabricante, já com a correção do Inmetro, o ID.4 tem autonomia um pouco maior, de 370 km, ante 337 km do ID. Buzz, justamente por ser mais pesado (150 kg a mais) e pela questão a aerodinâmica. Mesmo assim, a van elétrica se mostra mais confortável de dirigir que o SUV, absorvendo melhor as irregularidades do piso, apesar das rodas de aro 20 com pneus 235/45R 20. O silêncio a bordo também causa  boa impressão.

Mas o que mais impressiona  é o espaço interno. O ID.Buzz leva cinco ocupantes com sobra de espaço, com bancos feitos com  plástico já reciclado. O ambiente arejado também agrada, com revestimento claro na unidade avaliada. A central multimídia é a mesma do ID.4, assim como outros itens, entre os quais o cluster digital, o comando do câmbio, dos faróis,entre outros. 

Com cinco lugares, o ID.Buzz pode levar nada menos que 1.121 litros no enorme porta-malas. É espaço suficiente para carregar bem mais do que as bagagens dos cinco ocupantes.Com 1,36 metros de comprimento por 1,21 m de altura, a área de carga comporta até uma prancha de surf e pode sedr dividido por uma base que o divide em duas partes.

Para a maioria, é uma pena que a Volkswagen não disponibilize o ID.Buzz para venda, apenas por assinatura e por prazo derminado. Além de espaçoso, o carro é estiliso e esbanja tecnologia. Além disso, não há outro modelo elétrico com as mesmas características no mercado brasileiro. Pelo visto o legado popular da Kombi vaificar apenas na imaginação. 

Volkswagen ID. Buzz
Volkswagen ID. Buzz tem porta-malas enorme de 1.121 litros e lanternas traseiras de LED inteligentes IQ.Light
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!

Tudo sobre o Volkswagen ID.Buzz

Volkswagen ID.Buzz