VW Nivus terá visual diferenciado em relação a Polo e T-Cross

Flagra permite observar mais detalhes do futuro crossover da marca alemã
Flagra do Volkswagen Nivus em teste

Flagra do Volkswagen Nivus em teste | Imagem: Reprodução internet/Ferd

Uma imagem publicada pela fan page Ferd nos permite observar os primeiros detalhes de um dos principais lançamentos de 2020 e da própria marca Volkswagen. Estamos falando do Nivus, crossover com estilo cupê que será lançado ainda neste semestre, provavelmente entre os meses de abril e maio.

Pela imagem, que foca na parte dianteira do futuro modelo, podemos constatar que o Nivus adotará elementos frontais, como grade, faróis, para-choque, entre outros, com estilo próprio, portanto diferenciando o SUV-cupê dos irmãos de plataforma T-Cross, Polo e Virtus.

Uma grande aposta da Volkswagen, o Nivus foi desenvolvido majoritariamente pelas equipes brasileiras de design e engenharia e o resultado agradou tanto que o Nivus inclusive chegará ao mercado europeu, produzido na Espanha para abastecer os países da região.

Apesar de não ter conseguido fotografar o modelo, a equipe do Autoo presenciou duas unidades do Nivus circulando em testes na região do Grande ABC paulista e a impressão que ficou para nós foi a de que o Nivus é do mesmo porte – ou apenas ligeiramente menor – em relação ao T-Cross.

Com isso, fica claro que a estratégia da VW para diferenciar Nivus e T-Cross deverá passar pela ênfase no estilo e visual mais arrojado do primeiro, enquanto o segundo será o modelo mais racional, por assim dizer, oferecendo uma cabine mais espaçosa. Os dois compartilham a mesma arquitetura MQB presente nos demais modelos compactos da marca. 

Um ponto importante – já antecipado pela Volkswagen – é que o Nivus vai estrear na linha nacional da fabricante uma nova central multimídia, também desenvolvida por aqui em conjunto com o futuro SUV. Podemos esperar não só melhorias técnicas e operacionais no aparelho, mas sobretudo uma ênfase na conexão com a internet, seguindo os passos da Chevrolet com a geração atual do MyLink presente na gama Onix 2020.

Informações sobre a parte mecânica do Nivus ainda são incipientes, mas, tomando como base que ele será montado em São Bernardo do Campo (SP) ao lado de Polo e Virtus, certamente ele vai compartilhar com a dupla o leque de motores e transmissões. Pelo visual esportivo, uma boa aposta é que o Nivus conte pelo menos com o motor 1.0 TSI e a opção do câmbio automático, transmissão que é praticamente “obrigatória” em utilitários esportivos por aqui. Alguns rumores também davam conta de que o Nivus poderia ter alguma versão com o motor 1.6 16V sob o capô. A conferir futuramente.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!