Volvo ousa com sedã aventureiro S60 Cross Country

Versão do Volvo S60 oferece suspensão elevada em 65 mm e tração nas quatro rodas

Volvo S60 Cross Country | Imagem: Divulgação

Versões aventureiras são mais comuns entre modelos hatches e peruas. No entanto, a Volvo resolveu deixar a tradição um pouco de lado e anunciou no final desta semana o novo S60 Cross Country, um sedã com preparação diferenciada para encarar terrenos mais acidentados nos finais de semana. A novidade será atração da marca sueca no Salão de Detroit, que acontece a partir do dia 12.

O novo S60 Cross Country é classificado pela Volvo como um “sedã crossover de luxo”. De acordo com Alain Visser, vice-presidente sênior de vendas, marketing e atendimento ao cliente, “o S60 Cross Country vai apelar para as pessoas que estão à procura de um sedã emocionante e capaz, enquanto desfruta os benefícios claros de que um crossover oferece”.

A variante do sedã segue praticamente a mesma linha da irmã V60 Cross Country. O principal diferencial da nova versão do sedã é a suspensão elevada em 65 milímetros, além das rodas de 18 ou 19 polegadas calçadas com pneus de perfil alto, que promete melhorar o conforto, reduzir o ruído e aumentar a proteção da roda em terrenos on e off-road.

 

O motor que equipa o novo Volvo S60 Cross Country é um 2.0 litros turbo T5 a gasolina de 250 cavalos de potência e também a diesel D4 2.0 e D4 2.4 para a Europa. A tração é sempre integral, mas haverá uma versão com tração dianteira para o velho-continente e mercados específicos.

Mistura exótica e improvável

Agora parte da montadora chinesa Geely, a Volvo tenta criar uma base tecnológica própria, com motores e plataformas exclusivas. A tentativa de criar um sedã off-road, no entanto, foge ao perfil tradicional da marca sueca. Unir dois estilos opostos num mesmo carro parece uma atitude arriscada, afinal donos de sedã costumam ser racionais e fãs de off-road, mais emocionais. Até hoje, nem a BMW, que costuma criar novas tendências, decidiu fazer algo do gênero. A iniciativa dos suecos é para ser ver com cautela.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!