Volvo terá versão crossover do V40, revela flagra

Crossover é a aposta da marca sueca contra Audi Q3 e BMW X1 e deve estrear em 2013

Volvo XC40 flagrado na Holanda | Imagem: Reprodução

A Volvo até tentou segurar, mas não conseguiu esconder por muito tempo a versão fora de estrada do hatch V40. O carro foi flagrado durante uma sessão de fotos na Europa por um usuário do Volvo-Forum e deixou uma dúvida no ar: ele se chamará XC40 ou XC30?

De qualquer forma, sabe-se que o automóvel será baseado novo hatch de quatro portas da montadora sueca, mas deverá ter algumas características próprias como o uso de plástico em algumas partes da carroceria – como nos para-choques e nas laterais – para passar a sensação de robustez.

Veja quais serão os próximos hatches médios premium a chegar no Brasil

No teto estão presentes as barras longitudinais para suporte de bagageiro e tudo indica que o carro é mais alto que o V40. O modelo terá à sua disposição os mesmos motores e transmissões do V40 e ainda tração 4x2 ou integral.

Sobre o provável nome, tudo pode acontecer. A Volvo não tem sido fiel a alguma regra como fazem seus concorrentes. O próprio V40 é um exemplo disso. O termo já foi usado para designar uma perua derivada do antigo S40 que posteriormente foi rebatizada como V50. Um dos motivos pelo qual se imagina que ele possa ser batizado como XC30 seria manter a coerência com os irmãos XC60 e XC90, mas nada disso é garantido.

A proposta é fazer do novo crossover um forte concorrente do Audi Q3, Mercedes-Benz GLK e BMW X1. Sua apresentação acontecerá em setembro no Salão de Paris, mas suas vendas começam apenas em 2013.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!