VW Fusca com I.A que fala e anda sozinho? Veja detalhes no vídeo

Não se trata do Herbie, que fez sucesso nas décadas de 60 e 70. Mas de um projeto acadêmico

O título da matéria desta semana pode ter surpreendido muita gente. Afinal, estamos falando do famoso Herbie, que fez sucesso no cinemas durante as décadas de 60 e 70? Naquele caso, o simpático besouro trazia um espírito e alma divertidos com situações muito interessantes.

VEJA TAMBÉM:

Mas, no caso do exemplar desse texto, a história é um pouco diferente. Como sabemos a inteligência artificial caminha a passos largos em vários segmentos da sociedade. O transporte é um deles e outros também se beneficiam dessa tecnologia desenvolvida ao longo dos anos.

No segmento automotivo podemos ver a inteligência artificial em equipamentos  de multimídia onde os motoristas "conversam" com um sistema dizendo orientações, ou escolhendo músicas ou ainda dando pequenos comandos para o carro, como fechar os vidros ou aumentar a ventilação e a temperatura do ar-condicionado.

Sistema é do tipo "plug and play"

Quem gosta de cinema vai se lembrar também, entre os carros que andaram sozinhos, do icônico Pontiac Trans Am da série Super Máquina, a minha preferida de todos os tempos. Por lá, o carro realizava pequenos comandos e fazia uma das coisas mais legais: era totalmente autônomo quando necessário.

Mas no caso deste Volkswagen Fusca 1970 a história é bem diferente. Ele pertence ao professor André Godoi que usa o veículo, além dos rotineiros passeios de final de semana, para desenvolver tecnologia e ensinar o seus alunos na prática. 

A tecnologia artificial permite ao carro dizer um conjunto de frases, usar reconhecimento facial e também, através de um mecanismo  instalado nos pedais e outro no câmbio, segue algumas ordens para dar partida, engatar a marcha, usar embreagem e se movimentar por alguns metros.

O mais interessante desse projeto é a ideia de desenvolver tecnologia e distribuir conhecimento para um uso futuro em veículos convencionais. Outra coisa legal é que esses aparatos são retirados e o clássico besouro volta a ser um Volkswagen dos anos 70, cheio de estilo. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Veja outras colunas

VW Kombi e ID.Buzz: um encontro histórico; assista ao vídeo

07/06/2024 18h56

O clássico e o moderno lado a lado mostram quanto a indústria automotiva evoluiu

Um ousado VW Fusca desafia os motores V8; assista ao vídeo

29/05/2024 17h45

Trata-se do Inch Pincher, com visual exótico e motor boxer bem preparado com estilo norte-americano

Visitamos uma fantástica coleção de carros fora de série nacionais; veja vídeo

17/05/2024 16h01

Acervo conta com raridades como Farus, Glaspac, Farus, Santa Matilde, entre outras marcas