VW Jetta GLI 2022 chega mais potente e com câmbio DSG de 7 marchas

Sedã estreia por R$ 216.990 com visual revisto e motor 2.0 TSI recalibrado
Volkswagen Jetta 2022

Volkswagen Jetta 2022 | Imagem: Divulgação

Como previsto, a Volkswagen apresentou no início da tarde desta segunda-feira (25) a linha 2022 do Jetta GLI no Brasil. Atualmente a configuração esportiva é a única versão do sedã médio importada ao país. 

Como já era conhecido desde a estreia da modelo na América do Norte, o Jetta GLI recebeu discretos aprimoramentos visual, com destaque para os novos para-choques. 

A grade frontal do sedã também foi revista, bem como o design das rodas de liga leve aro 18”. 

Vale ressaltar que o esportivo passa a contar com um sistema de escapamento todo novo, que garante uma sonoridade mais envolvente, pontua a VW. Com isso, o Jetta GLI 2022 recebe saída dupla com ponteiras ovaladas. Tanto o conjunto óptico frontal quanto as lanternas contam com iluminação full-LED. 

Ainda falando sobre design, a subsidiária brasileira da VW vai importar o sedã duas novas opções de cores, no caso a Vermelho Kings e a Azul Rising, ambas metálicas. A paleta torna-se completa com a inclusão do Branco Puro e o Cinza Puro (opções sólidas) e o Preto Mystic (perolizado). Outro ponto importante é que o Jetta GLI chegará ao Brasil em configuração única, já com teto solar panorâmico. 

Internamente, a principal novidade fica por conta da chegada ao Jetta GLI da central multimídia VW Play, com tela de 10,1”, suporte ao Apple CarPlay e Android Auto sem fio, HD interno de 10 GB para armazenar apps e músicas, entre outros diferenciais, como o controle de personalização de algumas funcionalidades do carro.  

Mecânica 

Falando sobre a parte técnica, algo relevante em um automóvel de apelo esportivo, a Volkswagen finalmente passa importar o Jetta GLI ao Brasil com a transmissão de dupla embreagem (DSG) com 7 marchas, caixa já aplicada no sedã em mercados da América do Norte. 

A Volkswagen também adotou uma nova calibração para o motor 2.0 turbo com injeção direta da família EA888, que passa a entregar 231 cv, discreto aumento de apenas 1 cv sobre o que era oferecido até a linha anterior do sedã. O torque, por sua vez, segue em até 35,7 kgfm. 

Segundo a VW, o Jetta GLI 2022 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos (6,8 segundos até a linha anterior).

Além de colaborar para a redução do consumo, a relação adicional e mais longa do câmbio favoreceu a velocidade máxima do sedã, que aumentou para 249 km/h (230 km/h no modelo 2021). 

Outro avanço importante para o Jetta GLI oferecido no Brasil é a inclusão do diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ). O recurso, explica a VW, monitora os dados de velocidade e força G lateral, realizando ajustes precisos para manter o equilíbrio ideal de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda com maior capacidade de tração na curva. 

O sedã segue equipado com quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. O sistema de direção elétrica variável progressiva também é capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. 

O Jetta GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discos de 300 mm na traseira, sendo que a partir da linha 2022 as pinças são pintadas na cor vermelha. 

Equipamentos e preço

Bem equipado, o modelo conta também com seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função específica para o uso em congestionamentos, frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de frenagem pós-colisão, detector de fadiga e Isofix com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro. 

Tabelado em R$ 216.990, as vendas do novo Jetta GLI no mercado brasileiro terão início em maio e o modelo contará com o custo das três primeiras revisões já embutido no valor pago pelo carro. O prazo total de garantia do veículo é de três anos sem limite de quilometragem. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise