VW mostra novo mini-SUV. Será o substituto de Gol e Fox?

Utilitário esportivo da Volkswagen será mostrado no começo de fevereiro. Ele foi desenvolvido na Índia e deve ficar abaixo do Nivus
Novo SUV da entrada da Volkswagen será revelado em fevereiro e deve ficar abaixo do Nivus

Novo SUV da entrada da Volkswagen será revelado em fevereiro e deve ficar abaixo do Nivus | Imagem: Divulgação

Por meio das redes sociais, a Volkswagen exibiu um teaser do que virá a ser o seu novo SUV de entrada globalmente. Ainda sem nome definido, a novidade deverá se posicionar em preço inferior ao Nivus, SUV com aparência de cupê que já se posicionará em nosso mercado abaixo do atual T-Cross.

Este novo SUV de entrada, por conta de seu posicionamento mercadológico, é um candidato a ser o substituto do veterano VW Fox por aqui. Dependendo da ousadia da Volkswagen, ele poderia também entrar no lugar até mesmo do Gol, carro cuja a nomenclatura vem desde a década de 1980.

Pelo teaser exibido, pode-se ver que esse novo mini-SUV será notavelmente menor que o atual T-Cross brasileiro. Com a traseira bem curta e alta, traz uma silhueta bem semelhante ao que já foi visto no passado na configuração aventureira do Fox, o CrossFox.

A novidade, que aparecerá sem disfarces no dia 3 de fevereiro, deverá ser o primeiro carro da Volkswagen a utilizar a variante A0 IN da famosa plataforma MQB da empresa, que já equipa diversos modelos ao redor no mundo, incluindo os brasileiros Polo, Virtus e T-Cross na variante MQ A0.

No caso da MQB A0 IN, as últimas duas letras servem para designar o desenvolvimento na Índia. Assim, é possível cogitar que esse novo mini-SUV da Volkswagen não deva passar dos 4 metros de comprimento total, para se aproveitar de tributações específicas daquele mercado asiático. Por lá, carros mais curtos que a metragem citada, pagam menos imposto.

Vale lembrar que não é de hoje que a Volks tenta criar um SUV subcompacto. Há alguns anos, a marca criou um protótipo, o Taigun, que era feito sobre a base do up! e foi apresentado no Salão do Automóvel de 2012. No entanto, em 2016, a empresa abandonou o projeto por conta do tamanho diminuto.

Volkswagen Taigun 2012
Volkswagen Taigun 2012
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!