VW Taigun 'retrocede' com estepe do lado de fora

Novo SUV compacto da Volkswagen apareceu na Índia com pneu de reserva no estilo 'EcoSport'

Estepe, que era interno, passou a ser pendurado na tampa do porta-malas | Imagem: Divulgação

Ainda vai demorar para que a Volkswagen passe a competir no concorrido segmento dos SUVs compactos, mas o modelo que terá essa função está cada vez mais com cara definitiva. É o Taigun, que estreou no Salão de São Paulo em 2012 e reapareceu modificado no Salão de Nova Déli, na Índia.

A novidade é que agora o Taigun carrega o estepe do lado de fora da carroceria. A solução é conhecida dos brasileiros desde o lançamento do primeiro EcoSport (embora já existisse em jipes e SUVs mais antigos, porém, nesse caso, por razões menos emocionais).

Segundo a VW, os clientes assim preferiram o Taigun. Antes, a primeira versão apresentava o estepe abaixo do piso do porta-malas, como na maior parte dos automóveis. Agora, além dele passar para o lado externo, a abertura do compartimento foi alterada.

Em vez de se dividir em duas partes horizontais, como no BMW X5, o porta-malas do Taigun mescla dois sistemas: a parte inferior abre para a esquerda, como no Eco, e a parte superior, onde está o vidro, para cima – mesmo recurso do Tucson, da Hyundai.

Assim, manusear o estepe torna-se menos desagradável na teoria. E o Taigun ganha mais conotação off-road, que é o que se espera dos aventureiros urbanos.

A Volkswagen ainda não revelou como será o interior definitivo do Taigun, mas há tempo para isso. A previsão é que SUV entre em produção apenas no final do ano que vem, incluindo o Brasil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!