A partir de R$ 66 mil: espaçoso, o Chevrolet Onix Plus usado agrada com opção turbo

Sedã se destaca pelo conjunto eficiente e pela boa relação entre custo e benefício
Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021 | Imagem: Divulgação

Batizada de Chevrolet Onix Plus, a configuração sedã do modelo foi lançada no final de 2019 para substituir o Prisma - mas este foi mantido por algum tempo na linha com o nome Prisma Joy. O Plus chegou na versão básica chamada de Onix, além da LT, LTZ e a estreante Premier.

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O destaque é o espaço interno, que cresceu em relação ao Prisma. São 4,47 m de comprimento (19 cm a mais),1,74 m de largura (4 cm), distância de entre-eixos de 2,60 cm (8 cm). Já o porta-malas é menor, 469 litros ante os 500 litros do Prisma.

Entre as opções de motor, o sedã estreou o Ecotec de três cilindros em duas configurações: a 1.0 12V aspirada (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 12V com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm), ambas associadas ao câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.

Na lista de equipamentos de itens de série, desde os modelos mais simples, o cliente já é contemplado com seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, entradas USB dianteira e traseira, mas rádio, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema OnStar e WiFi, controlador de velocidade de cruzeiro (vulgo piloto automático) entre outros itens eram reservados as versões mais caras. 

Para diversificar a linha 2021, no final de 2020, a Chevrolet resolveu lançar a série Midnight que tem como base a Premier. A principal diferença fica por conta do acabamento monocromático preto na grade tipo colmeia, frisos, rodas de aro 16 e logos. Além disso, a pintura também recebeu uma camada extra de verniz que realça o visual esportivo do sedã. Na parte interna, a principal diferença está nos bancos em couro sintético e acabamentos em preto fosco.

PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus tem uma boa central multimídia nas versões mais equipadas que tem acesso à internet via conexão 4G
Imagem: Divulgação

Frente baixa

Olhe por baixo e avalie raspões na parte do para-choque e, principalmente do cárter que pode vazar óleo dependendo do dano causado pela pancada. A dica é instalar protetor de cárter - formado por uma placa de aço, quatro porcas e quatro parafusos -  em lojas especializadas. No mercado paralelo, a peça tem o custo médio de R$115, enquanto que a original não sai por menos de R$350. Vale ressaltar que para estes preços não está incluso o frete, caso você opte por fazer a compra on-line.

A dica é optar por peças paralelas que além de saírem mais baratas, na maioria dos casos, oferecem melhor proteção por conta da maior espessura da chapa de aço, conforme relatos de donos no fórum Clube do Onix.

Pintura

Um problema crônico que chateia demais seus donos é a má qualidade da pintura que infelizmente não é exclusividade da linha Onix, mas também de outros carros da fabricante.

Segundo relatos em fóruns, vídeos e sites de reclamação como o Reclame Aqui, os problemas mais comuns são manchas, pontinhos de solda, oxidação e descascamento da pintura. 

O problema é que mesmo a GM efetuando o reparo em garantia, fica a dúvida para quem vai comprá-lo se, de fato, foi refeita apenas a pintura ou se a unidade já sofreu uma colisão mais séria.

Curiosamente, o principal concorrente do Onix Plus, o Hyundai HB20S também tem problema de pintura como descascamentos da tinta e verniz, conforme relatamos no guia sobre ele 

Ar-condicionado

Não são poucos donos que estão descontentes com o sistema de refrigeração não só do Onix Plus em específico, mas como o de outros modelos da linha GM também. A principal queixa é com relação à ineficiência do equipamento que não gela suficiente e da ausência de filtro de ar-condicionado.

O mais crítico deles vai para o compressor do dispositivo (peça original custa pouco mais de R$6.200) que costuma dar pane tendo de ser substituído como foi o caso de uma cliente de Salvador (BA), conforme publicação no site Reclame Aqui. Ela disse que a peça deu defeito após dois anos da compra do seu Onix 2014/2015.

Na ocasião, a concessionária fez a troca gratuitamente por conta da garantia de três anos. Após um ano e meio da troca do componente, voltou a dar problema de vazamento, e a Chevrolet respondeu que a troca da peça e reparo do veículo seria feito como “cortesia” para “satisfação da cliente”.

Barulhos nos freios

Mesmo em carros com baixa quilometragem, as reclamações no sistema de freios também não são um caso isolado. Um dos ruídos originados surge na parte traseira, mais especificamente por conta da folga nos calços das lonas dos freios traseiros, problema crônico que afeta também a linha Tracker.

Um dos casos que foi reportado no site Reclame Aqui por um cliente de Taubaté (SP), a GM respondeu o seguinte que “o componente do freio, que possui desgaste natural e não é realizado o atendimento em garantia, pois alguns itens tem uma garantia menor em relação aos demais, por haver desgaste naturalmente, sendo uma condição descrita no seu termo de garantia referenciado na página 235, disponível no manual do proprietário e que no diagnóstico esta é uma condição de normal de funcionamento que não interfere na performance ou na dirigibilidade do seu veículo”.

Recall

No final de 2019 a montadora convocou as unidades do Onix Plus modelo 2020 fabricadas nos dias 29 de abril de 2019 a 06 de novembro de 2019. O serviço - que ainda pode ser agendado junto à rede de concessionárias e oficinas autorizadas da marca - é para a atualização da calibração do módulo de controle do motor.

Segundo a Chevrolet, em alguns casos, o defeito na calibração do módulo de controle do motor pode aumentar a pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Entre os riscos, há a possibilidade de quebra do bloco do motor e incêndio, caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes.

MELHORES E PIORES UNIDADES PARA COMPRAR

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus vem com porta-malas espaçoso, de 469 litros e consegue ser um carro bem econômico no  dia a dia
Imagem: Divulgação

Todas elas apresentam suas qualidades e níveis de conforto, conforme a versão, mas apesar dos problemas destacados anteriormente neste guia, uma coisa não podemos desmerecer que é o excelente custo-benefício.

Desde a versão mais simples  - sem denominação do Onix Plus, ela já vem bem equipada com importantes itens de segurança como, por exemplo, os seis airbags, conforme citado no começo deste guia.

Com preços a partir de R$66 mil para um modelo 2020, segundo a Fipe, nos principais sites de classificados é possível encontrar unidades com até 20% abaixo da tabela oficial.

No consumo, 1.0 aspirada com câmbio manual tem consumo de 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (etanol) e 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada (gasolina). 

Se você desejar mais desempenho, a 1.0 turbo com câmbio manual é a melhor saída. Faz 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada (etanol) e 13,7 km/l e 17 km/l (gasolina) e está cotada cotada a R$67.600 na Fipe, porém encontramos essas opções com preços 12,5% abaixo do índice. 

Caso faça questão da automática, saiba que ela também tem a sua legião de fãs e sai muito bem no mercado de usados, mas como ocorre com qualquer outro veículo, depende mais de manutenção e é mais gastona. Tem o consumo de 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada (etanol) e 12 km/l na cidade e 15km/l na estrada (gasolina). Seu preço oficial é de R$74.530, mas com valores menores 11%, é possível encontrar bons exemplares e com quilometragem baixa, assim como os outros exemplos. 

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Chevrolet Onix Plus 2021

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