Análise: Creta N Line pode abrir espaço para mais SUVs compactos ''esportivados''

Modelo vai inaugurar a configuração de apelo esportivo da marca no Brasil
Projeção do site russo Kolesa para o Hyundai Creta N Line

Projeção do site russo Kolesa para o Hyundai Creta N Line | Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko

A Hyundai bem que tentou esconder, mas um simples endereço de URL deixou claro que o primeiro modelo da marca com a chancela N Line no Brasil será mesmo o Creta. 

Na página do site comercial da marca dedicada ao lançamento da gama N Line é possível ler as palavras “LAUNCH_CRETANLINE”, dirimindo, portanto, quaisquer dúvidas. 

A Hyundai foi uma das poucas marcas que já apostou em um catálogo “esportivado” para o Creta, oferecendo a configuração Sport na geração anterior do SUV nacional. 

É fato que a grife N Line deverá conferir ao Creta um trabalho estético bem mais aprofundado para criar o visual esportivo que permeia a configuração. 

Sem aprimoramentos técnicos significativos, é provável que o Creta N Line ofereça sob o capô o motor 2.0 Smartstream, que entrega os maiores níveis de potência (167 cv) e torque (20,6 kgfm) para o modelo. 

VEJA TAMBÉM:

Na versão Ultimate, o Creta 2.0 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcança 190 km/h de velocidade máxima, números que, se não são empolgantes, ao menos conferem desempenho mais do que suficiente ao SUV na maior parte do tempo. 

Talvez a investida da Hyundai em trazer a versão N Line ao Brasil poderá incentivar outras marcas a seguir pelo mesmo caminho, desenvolvendo versões “esportivadas” para seus SUVs compactos. 

Na China, por exemplo, a Chevrolet iniciou as vendas do Tracker RS. A configuração de apelo esportivo da marca está sendo cada vez mais difundida no Brasil, figurando no Onix RS, Cruze RS e, mais recentemente, no Equinox RS. 

Logo, seria natural - e até condizente - com a proposta do modelo, o Tracker nacional receber a configuração. 

Vale destacar que, hoje em dia, para quem deseja SUVs compactos que se sobressaem quando o assunto é performance, vai encontrar no Citroën C4 Cactus e no VW T-Cross duas ótimas alternativas. 

O Citroën, em sua versão topo de linha Shine, pode ser adquirido com o motor 1.6 THP flex sob o capô, o qual entrega até 173 cv e impulsiona o C4 Cactus turbo de 0 a 100 km/h em rápidos 7,7 segundos com etanol. 

Na linha T-Cross, o destaque fica para a versão Highline movida pelo eficiente 1.4 TSI. Com 150 cv, o VW alcança 100 km/h em 8,7 segundos, uma das melhores performances do segmento logo após o Citroën. 

Logotipo da versão N Line que vai figurar no próximo lançamento da Hyundai no Brasil
Primeira imagem oficial do Creta N Line revelando o logotipo na grade frontal
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa