Análise: novo Citroën C3 é o carro ''popular'' que faltava no mercado

Modelo estreia com valores e proposta competitivos para quem deseja um automóvel acessível
Citroën C3 2023

Citroën C3 2023 | Imagem: Divulgação

Podendo ser apontado como uma das estreias mais aguardadas deste ano por conta do seu posicionamento de mercado, o novo Citroën C3 de fato conseguiu chamar a atenção por conta da precificação agressiva, algo que já era cogitado nos bastidores. 

Com uma proposta bastante singular em termos de estilo, podemos dizer que a novidade da marca francesa chega ao mercado com uma das melhores propostas para quem deseja um carro “popular”. Não por acaso, a Citroën aposta que os catálogos com motorização 1.0 devem responder por 70% da procura pelo novo C3 produzido em Porto Real (RJ). 

Olhando para o portfólio do hatchback, a opção de entrada Live (R$ 68.990) é inegavelmente competitiva, em especial levando em conta que abaixo do teto de R$ 70 mil encontramos cada vez menos opções entre os automóveis 0 km, com o Fiat Mobi e o Renault Kwid resistindo bravamente na categoria. 

Equipado com os recursos essenciais de conforto e segurança, o C3 Live conta com ar-condicionado, direção elétrica, os airbags frontais obrigatórios por lei, travas e vidros elétricos e os importantes controles de tração e estabilidade.

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Imagem: Divulgação

Porém, para conseguir esse valor competitivo, o C3 Live abre mão até dos prosaicos limpador e desembaçador do vidro traseiro, algo que remete aos verdadeiros “populares” da década de 1990 e início dos anos 2000. 

Se olharmos para a gama Renault, é possível levar para a garagem de casa um Kwid Intense (R$ 68.590) com um valor semelhante ao do C3 Live, com a vantagem de que o Renault assim configurado conta com 4 airbags, câmera de ré, central multimídia, trio elétrico e luz de condução diurna em LED. 

Entretanto, o pulo do gato no caso do C3 Live reside na cabine bem mais espaçosa e o porta-malas ainda maior em relação ao do Kwid, no caso do Citroën atingindo 315 litros e superando até mesmo o de alguns hatches compactos mais caros. 

Por conta disso, o novo C3 torna-se até uma opção viável para o uso familiar, podendo acomodar efetivamente 5 adultos, algo difícil de ser feito com conforto no Kwid e, muito menos, em um Fiat Mobi. 

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Imagem: Divulgação

Interessante salientar que o C3 compartilha com o Renault Kwid o apelo robusto, com a altura em relação ao solo, no caso do Citroën, ficando em 18 cm. 

A carroceria mais alta do C3 ainda lhe confere um visual mais encorpado, algo que, claramente, faz uma referência ao universo dos crossovers e SUVs e deverá agradar boa parte dos consumidores, sendo um argumento de venda relevante para o novo C3 nacional. 

Para quem está disposto a gastar por volta de R$ 75 mil – limite em que o Citroën é extremamente competitivo – a opção Live Pack (R$ 74.990) é uma pedida mais interessante e ainda tão racional quanto o catálogo de entrada. 

Os R$ 6.000 extras trazem para o C3 Live Pack 1.0 itens como os sempre bem-vindos limpador e desembaçador traseiros, além do ajuste de altura para o banco do motorista, chave com telecomando e a indispensável, nos tempos de hoje, central multimídia. 

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Imagem: Divulgação

No caso do novo C3 estamos falando do interessante aparelho Citroën Connect com tela de 10” e suporte aos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

A versão Live Pack também adiciona o volante com os controles para o sistema de som e telefonia Bluetooth, além de um conector USB dianteiro para recarga do smartphone.  

O Fiat Argo 1.0 de entrada (R$ 75.190), por exemplo, não conta sequer com os controles de tração e estabilidade. Um VW Polo 1.0 MPI, por sua vez, conta com 4 airbags, controles de tração e estabilidade e central multimídia de série, mas exige um gasto superior, uma vez que é tabelado em R$ 78.550.

Além do preço e nível de eficiência do propulsor 1.0 aspirado equivalente ao dos modelos citados acima (aliás, Argo e C3 contam com o mesmo motor Firefly sob o capô), o Citroën não fica devendo em nada em termos de habitabilidade na parte interna. 

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Imagem: Divulgação

Dentro da própria Stellantis, o atual Peugeot 208 Like 1.0 se diferencia pelo esmero no acabamento interno e o visual sofisticado, porém atualmente parte de R$ 79.990. 

Logo, a Citroën conseguiu acertar na receita com o novo C3, em especial nas versões 1.0 mais acessíveis. 

Ao combinar um visual diferenciado, com um cuidado superior na elaboração do custo-benefício, a novidade reúne tudo o que é necessário para se destacar entre os hatches de entrada. Vamos acompanhar, a partir de agora, como será a aceitação do modelo.

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Imagem: Divulgação
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa