Já há algum tempo o Captiva não era mais importado pela Chevrolet, mas oficiamente o utilitário esportivo deixou o mercado em julho, ao deixar de ser divulgado no site da marca. Com isso encerra-se uma carreira que quase completou nove anos em setembro. Seu sucessor é o novo SUV Equinox, parente próximo do Cruze e um projeto global.

Embora sem destaque nos últimos anos, a carreira do Captiva no Brasil foi marcante. Trazido do México com o sobrenome “Sport”, o Captiva vendido no Brasil era uma versão do Saturn Vue exportado para os EUA e não o Captiva original, comercializado na Europa e também na vizinha Argentina.

Na época, os SUVs médios começavam a mostrar sua força, sobretudo o Honda CR-V e o Hyundai Tucson. Com o Captiva, a Chevrolet cobriu uma lacuna que era mal preenchida pelo menor e mais antiquado Tracker (na verdade, um Suzuki Grand Vitara rebatizado). Logo nos primeiros meses de venda o modelo desbancou seus rivais e liderou o segmento – mesmo com apenas a versão 3.0 V6 disponível.

No ano seguinte, nacional, o Tucson disparou nas vendas, mas o Captiva mostrou um bom desempenho nas vendas com 13,6 mil emplacamentos e uma nova versão com motor 2.4 Ecotec, menos beberrão.

No entanto, logo vários concorrentes chegaram ou se renovaram e as vendas do Captiva empacaram. Em 2012, o SUV vendeu menos de 10 mil unidades, terminando na 6ª posição. Nada que se compare a brusca queda em 2013, ano em que o novo Tracker estreou no país e novos SUVs compactos começaram a abocanhar uma fatia das vendas dos rivais de maior porte.

Foi aí que a Chevrolet decidiu aposentar o Captiva V6 e focar apenas na versão 2.4. E os rumores de que o modelo não teria uma nova geração surgiram, mesmo desmentidos pela GM. Na prática, no entanto, a restrição de importação do Inovar Auto somado aos planos da montadora acabaram tornando o Captiva uma espécie de “zumbi” nos últimos tempos. Ele até constava do portfólio, mas com vendas modestas – este ano, por exemplo, foram apenas 83 unidades até julho.

Apesar do fim discreto, o Captiva não será esquecido nas ruas tão facilmente: nesse período nada menos que 61,4 mil unidades chegaram ao país, garantindo uma longa vida no Brasil. Em seu lugar, chegará em outubro o belo e potente Equinox, também feito no México como ele, mas que certamente não será tão comum quanto seu antecessor.

 
 
Chevrolet Captiva 2015
 
Chevrolet Captiva 2015
Chevrolet Captiva 2015
Chevrolet Captiva 2015
 
Chevrolet Captiva 2015
Chevrolet Captiva 2015
Chevrolet Captiva 2016
 
Chevrolet Captiva 2016
Chevrolet Captiva 2016
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Chevrolet Captiva 2016
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Chevrolet Captiva 2016
Chevrolet Captiva 2016
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/