Audi A3 Sedan deixa de ser fabricado no Brasil

Algumas unidades do três volumes de entrada da marca estão em estoque, mas o modelo já não consta no site da empresa
Audi A3 Sedan 2017

Audi A3 Sedan 2017 | Imagem: Divulgação

Depois que a Mercedes-Benz anunciou o encerramento da produção nacional, sendo seguida pela Ford, com maior impacto, era uma questão de tempo para que outras montadoras com produtos de volumes menores tomassem o mesmo rumo. Dessa vez, foi a Audi que confirmou o fim do A3 Sedan nacional.

O três volumes era fabricado até dezembro em São José dos Pinhais (PR) junto a outros dois modelos da Volkswagen: T-Cross e Fox. Enquanto a Audi afirma que ainda existem cerca de 30 unidades do A3 Sedan nacional nas concessionárias da marca, o carro já não consta mais no site oficial da empresa para o mercado brasileiro.

A parcela da Audi na fábrica paranaense, porém, ainda não fechou as portas por completo. A marca já tinha afirmado que aguardava definições do governo para decidir o próximo modelo a ser produzido no país. A empresa diz que a decisão está também nas mãos da matriz na Alemanha, que aguarda o recebimento de créditos de IPI pela produção nacional, como definia o Inovar Auto. Mercedes-Benz, BMW e Audi aguardam juntas o retorno de cerca de R$ 289 milhões.

Mesmo que a quantia não seja tão alta diante dos investimentos das montadoras no Brasil, a matriz da Audi aguarda o recebimento do dinheiro para atualizar a planta do Paraná. Sem confirmação sobre qual modelo seria feito lá, o SUV Q3 e o A3 Sedan de nova geração são os mais prováveis. A dupla usa a plataforma MQB, a mesma do VW Golf, mas a arquitetura já foi revisada e a linha de montagem precisaria receber adaptações.

Acima o Audi A3 Sedan Prestige Plus 25 anos
Acima o Audi A3 Sedan Prestige Plus 25 anos
Imagem: Divulgação