Audi mostra inédito A3 sedã, que deve chegar ao Brasil

Versão é menor que o A4 e pode ser fabricada no País num futuro próximo

Audi S3 Sedan 2014 | Imagem: Divulgação

A Audi agora conta com um sedã para as “massas”, se assim podemos chamar um modelo premium de porte compacto. A marca alemã apresentou em Nova York o A3 Sedan, variante de três volumes do conhecido hatch.

É a primeira vez que a Audi faz uma versão sedã do A3 e isso só foi possível porque o A4, o irmão maior, cresceu muito na última geração, o que permitiu à fabricante desenhar um modelo ligeiramente menor que usa as formas do hatchback – tempos atrás, o A3 e o A4 eram quase irmãos em tamanho.

Para se ter uma ideia, o A3 Sedan é 25 cm mais curto que o A4 sedã além de ter distância entre-eixos 16 cm menor e pesar em média 200 kg a menos. Seu porta-malas também é ligeiramente menor, com 425 litros contra 480 litros do irmão menor (veja tabela abaixo).

 Compare os modelos Audi A3 Sedan Audi A4
Comprimento 4,46 m 4,7 m
Largura 1,8 m 1,83 m
Altura 1,42 m 1,43 m
Entre-eixos 2,64 m 2,81 m
Porta-malas 425 litros 480 litros
Motor De 140 a 180 cv 211 cv
Peso 1.250 kg 1.450 kg

Com isso, o novo sedã utiliza o motor 2.0 TFSI na versão esportiva S3 – no A4 ela é usada nas versões “comuns”. O A3 Sedan de entrada compartilha a mesma motorização do A3 Sport e Sportback, um motor 1.4 TFSI de 142 cv e um 1.8 TFSI de 180 cv, este último deve ser cotado para o Brasil.

Produção nacional à vista

No estilo, o A3 Sedan não surpreende. A escola de design da Audi tem sido muito focada em manter seus carros semelhantes. A linha de cintura, por exemplo, exibe um vinco contínuo e horizontal da ponta dos faróis até as lanternas na traseira. Esta é bem convencional e parecida com os elementos vistos em outros Audi.

Nem mesmo no S3, a versão esportiva, há algo tão significativo. O modelo tem rodas maiores, um aerofólio ressaltado na tampa do porta-malas e apenas outros detalhes estéticos discretos. Diferentemente do motor, um 2.0 TFSI de impressionantes 300 cv.

A Audi começará a vender o A3 Sedan em julho na Europa e no meio de 2014 nos Estados Unidos. O modelo também é cotado para produção na especulada linha de montagem nacional que a Audi deve reabrir no Paraná para poder aderir ao Inovar-Auto mais amplo e reduzir os impostos de seus modelos importados. Até que isso se defina, a Audi deverá importar o A3 Sedan no rastro do A3 hatchback em abril.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise