Audi mostra inédito A3 sedã, que deve chegar ao Brasil

Versão é menor que o A4 e pode ser fabricada no País num futuro próximo

Audi S3 Sedan 2014 | Imagem: Divulgação

A Audi agora conta com um sedã para as “massas”, se assim podemos chamar um modelo premium de porte compacto. A marca alemã apresentou em Nova York o A3 Sedan, variante de três volumes do conhecido hatch.

É a primeira vez que a Audi faz uma versão sedã do A3 e isso só foi possível porque o A4, o irmão maior, cresceu muito na última geração, o que permitiu à fabricante desenhar um modelo ligeiramente menor que usa as formas do hatchback – tempos atrás, o A3 e o A4 eram quase irmãos em tamanho.

Para se ter uma ideia, o A3 Sedan é 25 cm mais curto que o A4 sedã além de ter distância entre-eixos 16 cm menor e pesar em média 200 kg a menos. Seu porta-malas também é ligeiramente menor, com 425 litros contra 480 litros do irmão menor (veja tabela abaixo).

 Compare os modelos Audi A3 Sedan Audi A4
Comprimento 4,46 m 4,7 m
Largura 1,8 m 1,83 m
Altura 1,42 m 1,43 m
Entre-eixos 2,64 m 2,81 m
Porta-malas 425 litros 480 litros
Motor De 140 a 180 cv 211 cv
Peso 1.250 kg 1.450 kg

Com isso, o novo sedã utiliza o motor 2.0 TFSI na versão esportiva S3 – no A4 ela é usada nas versões “comuns”. O A3 Sedan de entrada compartilha a mesma motorização do A3 Sport e Sportback, um motor 1.4 TFSI de 142 cv e um 1.8 TFSI de 180 cv, este último deve ser cotado para o Brasil.

Produção nacional à vista

No estilo, o A3 Sedan não surpreende. A escola de design da Audi tem sido muito focada em manter seus carros semelhantes. A linha de cintura, por exemplo, exibe um vinco contínuo e horizontal da ponta dos faróis até as lanternas na traseira. Esta é bem convencional e parecida com os elementos vistos em outros Audi.

Nem mesmo no S3, a versão esportiva, há algo tão significativo. O modelo tem rodas maiores, um aerofólio ressaltado na tampa do porta-malas e apenas outros detalhes estéticos discretos. Diferentemente do motor, um 2.0 TFSI de impressionantes 300 cv.

A Audi começará a vender o A3 Sedan em julho na Europa e no meio de 2014 nos Estados Unidos. O modelo também é cotado para produção na especulada linha de montagem nacional que a Audi deve reabrir no Paraná para poder aderir ao Inovar-Auto mais amplo e reduzir os impostos de seus modelos importados. Até que isso se defina, a Audi deverá importar o A3 Sedan no rastro do A3 hatchback em abril.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas