Avião de combate F-35 inspira série especial do Mustang
Muscle car da Ford se veste de caça norte-americano e é leiloado para incentivar jovens a ingressarem na carreira aeronáutica
É um carro ou um avião? Um pouco dos dois. Neste caso, trata-se de um Mustang 2015 fantasiado de um dos aviões caça mais avançados do mundo, o Lockheed Martin F-35 Lightning II. A série especial criada pela Ford foi apresentada durante o festival de aviação EAA Air Venture, maior evento de aviação dos Estados Unidos.
A mecânica permanece igual a do modelo base, um Mustang GT fastback, com um bloco V8 de 5 litros e 435 cv, no entanto, o exterior foi totalmente customizado para se assemelhar ao caça americano.
Na dianteira, um splitter em carbono deixou a frente do muscle car mais agressiva ainda. Os retrovisores receberam pintura amarela, mesma cor das pinças de freio e dos vidros, que imitam a coloração das janelas do avião. Na suspensão há molas rebaixadas Eibach e o sistema de escape ganhou ponteiras de cerâmica.
Veja mais: Conheça o carro voador Aeromobil 2.5
Na lateral, destacam-se as rodas Forgiato de 21 polegadas e o estribo em fibra de carbono, enquanto na traseira o amarelo volta a aparecer nos grafismos com a nomenclatura F-35 e no spoiler - ou asa -, que, ao contrário do caça, servem para deixar o esportivo colado no chão. Por dentro do veículo, o painel foi redesenhado, há bancos Recaro e tapetes bordados com o emblema da série especial.
A Ford patrocina o evento há sete anos e, em cada edição, cria um modelo especial para ser leiloado. Desta vez não foi diferente, e a renda do leilão do Mustang F-35 será revertida para o programa Young Eagles, que incentiva jovens a seguirem carreira no mundo da aviação.
Na edição do ano passado, o modelo leiloado arrecadou mais de US$ 400 mil, ou o equivalente a pouco mais R$ 900 mil reais. O valor pelo qual o Mustang F-35 foi arrematado, bem como a identidade de seu dono ainda não foram revelados.