Brasil terá 1ª estação de abastecimento de hidrogênio a partir do etanol

Projeto pretende validar etanol como vetor para gerar hidrogênio renovável
Toyota Mirai movido a hidrogênio está sendo usado no desenvolvimento do projeto da estação de recarga na USP

Toyota Mirai movido a hidrogênio está sendo usado no desenvolvimento do projeto da estação de recarga na USP | Imagem: Divulgação

A  primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio (H 2 ) renovável do mundo a partir do etanol será construída na USP. O projeto recebeu R$ 50 milhões de investimento e terá uma planta-piloto de 425 metros quadrados com capacidade de produzir 4,5 kg por hora e poderá abastecer até três ônibus e um veículo leve. A previsão é de que a estação experimental esteja operando no segundo semestre de 2024.

"O objetivo desse projeto inovador é tentar demonstrar que o etanol pode ser vetorpara hidrogênio renovável, aproveitando a logística já existente da indústria. A tecnologia poderá ajudar a descarbonizar setores que consomem energia proveniente de combustíveis fósseis”, afirmou o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa.

VEJA TAMBÉM:

O etanol necessário para a produção de hidrogênio será fornecido pela Raízen. Hoje, o deslocamento do etanol do local de produção até o destino é feito em caminhões-tanque, que têm capacidade para armazenar 45 mil litros, o equivalente a aproximadamente 7.500 kg de hidrogênio. Esse mesmo veículo conduzindo como carga hidrogênio comprimido conseguiria transportar somente 1.500 kg de hidrogênio, ou seja, 5 vezes menos. 

O hidrogênio produzido na estação vai abastecer os ônibus cedidos pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP). Eles vão circular exclusivamente dentro da cidade universitária. Para testar a performance do hidrogênio, a Toyota cedeu ao projeto o ‘Mirai’ – primeiro veículo a hidrogênio do mundo comercializado em larga escala, cujas baterias são carregadas a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio na célula combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle). 

A parceria neste projeto é o primeiro passo da empresa para testar o uso dessa nova tecnologia no país. "Temos interesse e disposição para trabalhar em conjunto com o governo do Estado para viabilização do transporte sustentável com uso do hidrogênio renovável a partir do etanol” destaca Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!