Carro autônomo da BMW faz até drift
Montadora alemã apresenta tecnologia que dispensa a ação do motorista na condução, mesmo em situações extremas
Os carros autônomos estão começando a surgir de forma cada vez mais constante. Quem atacou no segmento desta vez foi a BMW e o resultado, apresentado nesta terça-feira (7) na mostra de tecnologia CES 2014 em Las Vegas, é surpreendente. Em vez de mostrar o carro sem motorista enfrentando situações de trânsito, a marca alemã optou por uma promoção mais radical, apresentando o veículo rodando em altas velocidades e até fazendo drift, manobra em que o veículo contorna a curva derrapando os pneus traseiros.
Apesar de toda euforia da apresentação, a marca alemã afirma que um dos principais objetivos de seu carro autônomo é eliminar totalmente os acidentes. A tecnologia, chamada ActiveAssist, utiliza sensores espalhados pelo carroceria para conduzir o carro sem a necessidade de um motorista.
Especial: Como funciona o carro que dirige sozinho criado pelo Google
Os sistemas foram aplicados em dois carros, o cupê esportivo Série 2 e o sedã de luxo Série 6 Gran Coupé. Segundo a montadora, o software que controla o carro tem as capacidades e precisão de um piloto experiente, sendo capaz de realizar slaloms entre cones em alta velocidade, mudanças bruscas de faixa e até lidar com situações de aquaplanagem de forma totalmente automática.
Veja mais: Todos os carros serão autônomos até 2050, aponta consultoria
O novo recurso da BMW, porém, ainda não tem data para chegar às ruas. A montadora, por outro lado, afirma que um importante passo para a implementação da direção autônoma em seus produtos já foi dado. Nossos dias de motorista estão terminando...