Carro chinês tem nota máxima em segurança na Europa

Pela primeira vez na história, companhia chinesa coloca automóvel no alto do ranking de segurança mundial

O Qoros 3 Sedan passa pelo teste do Euro NCAP | Imagem: Euro NCAP

Para quem duvidava da qualidade e segurança dos veículos chineses não conhece a marca Qoros. O modelo 3 Sedan, revelado no início do ano, recebeu 5 estrelas no teste de acidentes da Euro NCAP, a mais conhecida entidade independente de segurança viária.

Esta foi a primeira vez que um veículo chinês alcança as 5 estrelas do Euro NCAP. Isso significa que o principal argumento dos consumidores europeus e norte-americanos, a falta de segurança, não é mais um ponto válido para deixarem de comprar um veículo de origem chinesa, ao menos da Qoros.

Antes do 3 Sedan, passaram pelo crivo da Euro NCAP um SUV da Landwind, em 2010, e o sedã EC7, da Geely, ambos com resultados razoáveis apenas (o primeiro recebeu duas estrelas, e o segundo, quatro). O caso mais grave, no entanto, ocorreu em 2007 em outro crash-test feito pela agência alemã ADAC. Na época, a ADAC decidiu testar um sedã BS6, da Brilliance, e o resultado foi catastrófico.

Qoros e Brilliance passam por crash-test
Divulgação

O Qoros, acima, comparado ao Brilliance, avaliado em 2007 na Alemanha: sinal claro de evolução na segurança dos chineses

Veja também: Novo Corolla ganha nota máxima em teste de segurança

A Qoros surgiu justamente para agradar o cliente europeu. A marca não vende seus carros na China ainda. A fabricante, que tem como principal sócio a Chery, contratou vários executivos europeus para facilitar sua entrada no mercado do Velho Continente. Além do 3 Sedan, a Qoros também revelou um crossover híbrido no Salão de Genebra.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!