Carro da Hyundai freia sozinho ao notar radar de velocidade

Tecnologia apresentada no sedã Genesis combina dados do navegador com sistema de frenagem automática do veículo

Hyundai Genesis 2015 | Imagem: Divulgação

Já acumulou pontos demais na carteira de habilitação? Radares de velocidade são um pesadelo na sua vida? Há duas soluções, tirar o pé do acelerador ou ter um Hyundai Genesis 2015, que identifica os radares e reduz automaticamente a velocidade do veículo diante dos tão temidos dispositivos.

A montadora coreana apresentou o sistema recentemente, instalado no sedã Genesis, primeiro veículo da marca a ser equipado com o “detector de radares”. No entanto, na Coreia ele não é novidade. Por lá, muitos carros equipados com controle de velocidade de cruzeiro - o popular piloto automático -, já oferecem o sistema.

A Hyundai não inventou nenhuma tecnologia mirabolante, apenas reprogramou a estrutura que já existia nos veículos, combinando o sistema de navegação, programado com as localizações dos radares, ao sistema de frenagem automática do sedã. Caso o motorista não reduza a velocidade, o próprio carro fará isso sozinho.

Obviamente, o sistema não é infalível, pois pode detectar apenas radares fixos. No entanto já seria de grande utilidade para os apressadinhos, ainda mais no Brasil, onde os radares são muitos.

Infelizmente, a Hyundai não pensa em oferecer veículos equipados com a tecnologia na Europa, nos Estados Unidos e quem dirá, no Brasil. Segundo um porta-voz da Hyundai, o sistema é considerado um equipamento de segurança na Coreia do Sul. Em contrapartida, no Brasil, o dispositivo, que faria das multas coisa do passado, seria um pesadelo para a arrecadação do departamento de trânsito de inúmeras cidades.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas