Bem além do PlayStation: carro da Sony iniciará testes no ano que vem

Modelo Vision-S já desembarcou no Japão para continuar desenvolvimento do protótipo apresentado no início de 2020
Sony Vision-S

Sony Vision-S | Imagem: Divulgação

Logo no início de janeiro, a Sony pegou o público de surpresa ao apresentar um carro conceito. A empresa é conhecida no ramo de eletrônicos, mas o veículo exibido na CES, feira norte-americana de tecnologia, era algo inédito para a fabricante do PlayStation. No evento, a Sony informou que o protótipo batizado de Vision-S serviria apenas como estudo e dificilmente ganharia as ruas.

No entanto, parece que a empresa mudou de opinião. Por meio de um vídeo, a Sony mostrou o Vision-S desembarcando em Tóquio, capital do Japão, para dar continuidade ao seu desenvolvimento, o que deve ocorrer até o início do ano que vem. Porém, a empresa continua afirmando que o carro serve mais de base para o desenvolvimento de tecnologias do que para transformar a Sony em uma fabricante de veículos.

Em todo o caso, o Sony Vision-S foi desenvolvido em parceria com diversas outras empresas. Entre elas estão gigantes dos eletrônicos, como Nvidea e a Qualcomm, além de nomes conhecidos do segmento automotivo, como Bosch, Continental e ZF. O chassi, por exemplo, foi feito em parceria com a Magna Steyr.

O carro é totalmente elétrico e pensado para competir com modelos como Porsche Taycan e Tesla Model S. Dados da Sony informam que o Vision-S tem dois motores elétricos, um em cada eixo, provendo tração integral. A potência combinada do conjunto é de 544 cv. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima de 240 km/h.

Vinda do ramo da tecnologia, a Sony não economizou nos itens eletrônicos no carro tendo na cabine a grande tela digital que ocupa praticamente todo o painel. Ele também está preparado para condução autônoma graças ao uso de 33 sensores ao redor do carro para fornecer os parâmetros necessários para que o carro se guie sozinho.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!