Futuros modelos da Honda no Brasil poderão frear sozinhos

Fabricante vai ampliar para toda a gama o sistema Honda Sensing
Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência é um dos itens que integram o Honda Sensing

Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência é um dos itens que integram o Honda Sensing | Imagem: Divulgação

Durante a apresentação do novo Accord híbrido no Brasil, a Honda fez um anúncio importante: todos os seus modelos vendidos no país vão contar com o pacote de assistentes de condução Honda Sensing, um compromisso da fabricante para aumentar a segurança dos seus automóveis.

A Honda, contudo, não entrou em detalhes sobre o prazo para implementar a nova diretriz aqui no Brasil e nem se o Honda Sensing será um item de série ou oferecido apenas em algumas versões. De qualquer forma, na medida em que o portfólio comercializado no Brasil caminhar para o ciclo de renovação natural dos produtos, a tecnologia começará a ser disponibilizada para mais modelos da marca. 

Atualmente, apenas o Accord chega ao Brasil com o pacote Honda Sensing, que engloba o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e o Road Departure Mitigation System, que evita a evasão de pista. 

Ao menos nos EUA, a Honda já se comprometeu a oferecer o Honda Sensing em todos os automóveis a partir do ano/modelo 2022, portanto essa parece ser uma estratégia global da marca.

Estudo da HLDI (Highway Loss Data Institute) realizado nos EUA apontou que os carros com o Honda Sensing apresentaram uma redução de 11% nas taxas de sinistro por danos a outros veículos ou propriedades, além de uma redução de 28% nas taxas de sinistros por ferimentos a pessoas em outros veículos ou em relação aos pedestres.

Além do novo Accord híbrido, uma grande estreia aguardada por parte da Honda para este ano aqui no Brasil é a nova geração do City. O modelo deverá contar com a opção hatch complementando a gama e talvez poderá sair de fábrica com o Honda Sensing. A previsão é que a estreia do modelo ocorra ao longo do segundo semestre. 

Honda Accord 2019
Atualmente o Accord é o único modelo à venda no Brasil que oferece o Honda Sensing
Imagem: Divulgação