CES 2022: BMW revela carro capaz de mudar de cor

Tecnologia inspirada por eReaders traz, além da personalização, diversas vantagens para os automóveis
BMW iX Flow desenvolvido em parceria com a empresa E Ink

BMW iX Flow desenvolvido em parceria com a empresa E Ink | Imagem: Divulgação

Para quem gosta de personalizar seu automóvel ou acaba cansando da cor escolhida para a carroceria, a BMW revelou na edição deste ano da CES, tradicional feira de tecnologia realizada nos EUA, um conceito que pode ser alvo de desejo de muita gente. 

Trata-se do BMW iX Flow, criado em parceria com a empresa E Ink. O grande destaque do protótipo é o uso de uma tecnologia eletroforética que permite alterar não só a cor da carroceria do SUV, bem como outras partes do carro, tais como as rodas. Segundo a BMW, o recurso pode ser usado até mesmo na parte interna dos carros. 

De acordo com a fabricante alemã, a coloração eletroforética é baseada em uma tecnologia desenvolvida pela E Ink, que é bastante conhecida dos visores usados ​​em eReaders. 

O revestimento da superfície do BMW iX Flow contém milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. 

Dependendo do tipo de cor escolhida, a estimulação por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroceria do carro a tonalidade desejada. 

Para tanto, o time de desenvolvimento da BMW responsável pelo projeto preparou diversos segmentos de ePaper ajustados com precisão para as diversas partes da carroceria do SUV, incluindo o uso de corte a laser para garantir o encaixe perfeito dos segmentos e adaptando o material às formas do carro. 

A tecnologia E Ink também é extremamente eficiente em termos de energia, já que para operar precisa apenas de uma corrente elétrica durante a curta fase de mudança de cor. 

Vantagens 

Segundo Stella Clarke, chefe de projeto do BMW iX Flow, as vantagens de poder alterar a cor da carroceria do carro vão bem além da personalização. 

Uma cor externa variável pode contribuir para o bem-estar no interior e a eficiência do veículo, destaca a executiva. 

Isso é feito levando-se em consideração as diferentes qualidades das cores claras e escuras quando se trata de refletir a luz do sol e a absorção associada de energia térmica. 

Uma superfície branca reflete muito mais luz do sol do que uma preta. Consequentemente, o aquecimento do veículo e do habitáculo devido à forte luz solar e às altas temperaturas exteriores pode ser reduzido alterando o exterior para uma cor clara. 

Em climas mais frios, uma película externa escura ajudará o veículo a absorver mais calor do sol.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento por parte do sistema de ar-condicionado do veículo. 

Isso diminui a quantidade de energia gasta pelo veículo, repercutindo em menores níveis de consumo de combustível ou uso da eletricidade armazenada pelo conjunto de baterias no caso de veículos elétricos, aumentando também o alcance.  

No interior, a tecnologia poderia, por exemplo, evitar que o painel esquentasse muito, ressalta Clarke. 

Por fim, a BMW salienta que existe “potencial” para o uso da tecnologia em seus carros no futuro.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções