Não há mais dúvida que a montadora chinesa Chery está chegando com tudo no mercado brasileiro. Nem bem o crossover Tiggo começa a ser vendido e o próximo passo da marca mostra-se mais ousado ainda: um carro popular com preço de R$ 22 900.

Estamos falando do QQ, o modelo urbano com motor 1.1 litro que chegará em setembro como o quatro portas mais barato do país – ele só não é mais em conta que o Uno Mille Economy duas portas, que custa R$ 22 180.

Mas essa diferença perde o sentido se levarmos em conta que o QQ terá de série itens como direção hidráulica, trio elétrico, airbags, ar-condicionado, CD player e até mesmo freios ABS com EBD – este último ainda dependendo de confirmação da matriz na China.

Apesar do pacote atraente do QQ, a direção da Chery no Brasil concentra mais suas esperanças no Face, um monovolume compacto com ares de Fox e Fit misturados. Ele também será montado no Uruguai como o Tiggo e custará R$ 29 900 com pacote semelhante de equipamentos.

É fato que tanto o Face quanto o A3, médio que terá versões hatch e sedã, são a grande esperança da Chery porque fazem parte de uma nova fase da empresa. Ambos têm projetos próprios e padrão de construção mais cuidadoso. Pode-se dizer que são os mais autênticos carros da Chery – o QQ, por exemplo, foi “inspirado” no antigo Daewoo Matiz.

Nome escolhido na internet

Sobre o A3, a marca pouco falou, mas explicou que seu nome no Brasil será escolhido por meio de uma pesquisa na internet que ocorrerá entre o dia de 7 de setembro e 8 de outubro. O belo carro, projetado pelo estúdio Pininfarina, custará R$ 42 900, pouco menos que um Astra. Como sua designação chinesa é a mesma do modelo da Audi não houve alternativa senão buscar outra denominação.

A Chery, que estuda a construção de uma fábrica no país – embora reconheça que perderá parte das vantagens com seus custos extremamente baixos de produção -, revelou também que prepara outros três modelos inéditos para 2010, mas não especificou quais seriam eles.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/