Chevrolet Blazer XL: é bom ficarmos de olho nesse projeto

Futuro SUV grande com 7 lugares é cotado para o mercado sul-americano
Acima o conceito FNR-CarryAll: revelado em 2018, ele também foi a inspiração do novo Trailblazer chinês

Acima o conceito FNR-CarryAll: revelado em 2018, ele também foi a inspiração do novo Trailblazer chinês | Imagem: Divulgação

Ele foi revelado na China em 2018 como um protótipo e trazendo um nome nada fácil, no caso FNR-CarryAll Concept. Ao que tudo indica, além do Trailblazer chinês o conceito antecipa outra novidade bem aguardada na linha Chevrolet. Estamos falando do Blazer XL, como é chamado nos bastidores, um interessante derivado da nova geração do Chevrolet Blazer que contará com um importante atributo: a possibilidade de acomodar até sete pessoas distribuídas em três fileiras de assentos. 

Segundo alguns rumores da mídia especializada estrangeira, são grandes as chances da novidade ser destinada para mercados da América do Sul (com o Brasil figurando entre eles) bem como o sul-coreano. Nos EUA, a possibilidade do modelo desembarcar por lá é remota, uma vez que o país-sede da GM conta com o Traverse atuando nesse segmento. O modelo é praticamente uma derivação 7 lugares do Equinox vendido aqui. 

O futuro Blazer XL foi flagrado em testes na Alemanha, país que concentra boa parte do desenvolvimento de novos produtos pela ótima infra-estrutura que oferece e as várias opções de circuitos e pistas para validar futuros automóveis. Como o novo Blazer, a derivação 7 lugares manterá a plataforma C1, porém com ganhos no comprimento para acomodar as três fileiras de assentos, assim como no entre-eixos.

Nos bastidores, o Blazer XL poderá contar com as opções dos motores 2.0 turbo com potência na casa de 240 cv e o 3.6 V6 com cerca de 305 cv, ambos trabalhando com a transmissão automática de 9 marchas.

No Brasil, vale a pena destacar, a Chevrolet já oferece a opção do Trailblazer como seu SUV grande 7 lugares. É sempre bom lembrar, como relatamos aqui no Autoo, que a GM tem nos planos lançar 20 produtos completamente novos no Mercosul até o fim de 2022. Com estrutura monobloco, portanto oferecendo mais conforto e suavidade ao rodar em relação ao Trailblazer atual com sua estrutura robusta de carroceria sobre chassi, o produto final do Blazer XL seria um acréscimo interessante na gama GM em nossa região, em especial com a boa aceitação que SUVs 7 lugares estão obtendo por aqui.

Prova disso são os emplacamentos acima da média que o Volkswagen Tiguan Allspace registra em nosso mercado. Outro ponto para corroborar nossa afirmação é que também já está confirmado que a Jeep prepara um modelo inédito para sua fábrica de Goiana (PE), no caso um utilitário esportivo com três fileiras de assentos que será produzido ao lado de Compass, Renegade e da Fiat Toro na unidade pernambucana.

 

Chevrolet Blazer 2019
Chevrolet Blazer 2019: mesma plataforma, com adaptações, deverá ser usada na opção 7 lugares
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!