Por que a Chevrolet não está preocupada com o sucesso de Bronco e Wrangler nos EUA?

Tradicional marca norte-americana olha para uma nova abordagem no segmento de SUVs
Acima o Chevrolet Blazer RS vendido nos EUA: foco na esportividade

Acima o Chevrolet Blazer RS vendido nos EUA: foco na esportividade | Imagem: Divulgação

Talvez a releitura moderna do Bronco tenha causado um sucesso comercial tão grande que até mesmo a Ford não esperava tamanha demanda e aceitação dos norte-americanos pela novidade. Em apenas três semanas, o modelo alcançou o patamar de 165 mil reservas nos EUA. Rival direto do Bronco em termos de proposta, o Jeep Wrangler ainda se mantém bastante popular entre os norte-americanos, registrando um sólido volume de vendas.

É curioso notar que a GM e suas marcas parecem um pouco alheias ao segmento de utilitários voltados ao uso off-road mais extremo, mostrando pouco (ou nenhum) interesse em atuar na categoria.

Em uma entrevista bastante reveladora ao GM Authority, o gerente sênior de marketing para os SUVs da Chevrolet, Brad Franz, explicou porque o posicionamento da marca não prevê uma entrada no segmento hoje dominado pelos representantes de Ford e Jeep.

Segundo Franz, enquanto as conterrâneas travam uma disputa ferrenha na categoria 4x4 off-road, a estratégia da Chevrolet foi mirar em modelos on-road, ou seja, SUV e crossovers de aplicação urbana e rodoviária.

Um ótimo exemplo citado por Franz é a boa aceitação nos EUA do Chevrolet Blazer, SUV de porte médio-grande para nossos padrões e que concorre com o Ford Edge por lá. Apenas como exemplo, as vendas do Blazer cresceram 45% no trimestre passado nos EUA, um aumento de 2,2% em sua participação de mercado se comparado com o mesmo período de 2019.

Chevrolet Blazer 2019
Chevrolet Blazer
Imagem: Divulgação

“Como você sabe, o Bronco e o Wrangler vão apostar forte em uma comunicação voltada ao off-road, então modelos como o Chevrolet Blazer serão beneficiados por um espaço maior para produtos on-road, como é o caso. A performance de vendas do Blazer reflete bem isso”, analisa Franz.

Logo, fica claro pela fala do executivo que a ideia da GM é aproveitar as lacunas criadas por Ford e Jeep enquanto elas estão olhando muito mais para o universo 4x4, permitindo que a Chevrolet tire vantagem disso para atender uma parcela do público que deseja SUVs e crossovers com apelo mais esportivo e dinâmico, como também é o caso do novo Trailblazer 2021 lançado neste ano nos EUA. Sem dúvida, é uma manobra interessante da marca.

Vale a pena recordarmos que em sua história dentro da linha Chevrolet, o K5 Blazer remete à 1969 e foi um modelo de concepção bastante próxima ao do Ford Bronco nascido alguns anos antes. Em sua releitura moderna, entretanto, ficou claro que a GM já tinha em mente um novo caminho para o utilitário. 

De qualquer forma, olhando para o conglomerado da General Motors, vale a pena destacar que a empresa não vai deixar desamparada uma parte dos consumidores que gostam da fabricante e buscam um veículo mais robusto. Para tanto, a GM vai resgatar a marca Hummer com dois produtos inéditos, no caso um SUV e uma picape, ambos com propulsão elétrica e potência acima dos 1.000 cv. A estreia da dupla ocorrerá ainda neste ano.

Atual geração do Chevrolet Blazer em sua versão Premier
Atual geração do Chevrolet Blazer em sua versão Premier
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa