Chevrolet Silverado EV 2024 estreia na CES como rival para a F-150 Lightning
Assim como o modelo da Ford, novidade da GM destaca-se pelo alto desempenho e elevada capacidade de reboque
Segmento que até então dificilmente poderia ser apontado como um dos que iriam tomar a dianteira na difusão dos veículos 100% elétricos, a categoria das picapes full-size norte-americanas ganhou um reforço interessante nesta quarta-feira (5).
Aproveitando seu espaço na CES 2022, tradicional feira de tecnologia realizada nos EUA, a GM revelou a aguardada Chevrolet Silverado EV 2024, que chegará ao mercado norte-americano a partir do segundo trimestre do ano que vem.
De acordo com as informações preliminares da GM, a nova Silverado 100% elétrica será comercializada inicialmente nas opções WT (Work Truck, destinada ao uso comercial) além da configuração esportiva RST.
Assim como notamos na rival direta Ford F-150 Lightning, apresentada em maio do ano passado, as credenciais técnicas da inédita Silverado EV impressionam.
A picape foi construída sobre a nova plataforma Ultium, a mais moderna da GM para veículos elétricos, e terá na opção WT 517 cv (510 hp) de potência e 85 kgfm de torque. Com isso, a Silverado EV WT será capaz de rebocar 3,63 toneladas e transportar 544 kg na caçamba.
Vale ressaltar que, para os norte-americanos, é muito mais valorizado em veículos com a proposta da Silverado a questão da capacidade de reboque do que o deslocamento de carga na caçamba em si.
Por conta disso, a GM adiantou nesta quarta-feira que a Silverado EV WT contará com a opção de um pacote chamado “max tow”, que vai elevar para 9 toneladas a capacidade de reboque do modelo nessa configuração.
Já a Silverado EV RST First Edition será capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em “menos de 4,5 segundos”, declara a GM, graças aos 673 cv (664 hp) e os mais de 107 kgfm de torque que seus motores vão proporcionar.
Configuração mais completa da Silverado EV 2024, o catálogo de estreia First Edition contará com diferenciais como a suspensão adaptativa a ar capaz de elevar ou rebaixar a altura em relação ao solo em até 50 mm, sistema de esterçamento das quatro rodas, central multimídia com tela de 17” e painel de instrumentos digital de 11” e o sistema Super Cruise, que confere à picape condução autônoma em mais de 200 mil milhas (360 mil km) de rodovias mapeadas nos EUA e Canadá.
No catálogo RST a Silverado EV contará com generosas rodas de liga leve aro 24”, que vão garantir a tração da picape gerada por seus dois motores elétricos, um em cada eixo, conferindo, portanto, tração integral graças ao sistema e4WD.
Assim como na Ford F-150 elétrica, a Silverado EV também aproveitou o espaço deixado pelo motor a combustão para criar o “eTrunk”, compartimento igual ao porta-malas de um carro de passeio, podendo ser trancado e com estanqueidade plena.
Com autonomia para mais de 400 milhas, cerca de 640 km, a futura gama Silverado EV será composta também por outras versões ao longo de 2023, como a Trail Boss. O preço sugerido para a Silverado EV em seu catálogo Work Truck partirá de US$ 39.900, cerca de R$ 226.000 em uma conversão direta sem levar em conta os tributos brasileiros e custos de importação.
Vale ressaltar que a Chevrolet Silverado está cotada para o mercado brasileiro, ao menos em suas opções convencionais a combustão.