Ultra Cruise: carros da GM vão oferecer condução autônoma a partir de 2023

Tecnologia será disponibilizada inicialmente nos EUA e Canadá
Novo sistema de condução autônoma é uma evolução do Super Cruise já oferecido pela marca Cadillac

Novo sistema de condução autônoma é uma evolução do Super Cruise já oferecido pela marca Cadillac | Imagem: Divulgação

A GM realizou nesta quarta-feira (6) alguns anúncios importantes envolvendo sua estratégia para o médio e longo prazos, a qual vislumbra um futuro com “zero acidentes, zero congestionamentos e zero emissões de gases poluentes”.

Uma tecnologia que será fundamental para amparar essas metas será o Ultra Cruise. Nas palavras da GM, o sistema avançado vai proporcionar direção autônoma para os veículos do grupo em “95% dos cenários de condução”.

A gigante norte-americana acrescenta que o Ultra Cruise cobrirá mais de 2 milhões de milhas (3,2 milhões de km) de vias nos EUA e Canadá, inicialmente, podendo alcançar 3,4 milhões de milhas (5,4 milhões de km) na medida em que o mapeamento de mais regiões estiver concluído.

Segundo a GM, o Ultra Cruise fará sua estreia oferecendo condução autônoma em praticamente todas as ruas, estradas e até mesmo vias rurais pavimentadas nos dois países da América do Norte.

Estreia

O sistema chegará ao mercado já em 2023, cabendo à Cadillac, divisão de luxo da GM, ostentar o primeiro carro do conglomerado a oferecer o Ultra Cruise.

Interessante pontuar que o sistema inovador será capaz, inclusive, de estacionar o veículo na residência do motorista, permitindo uma condução, literalmente, de ponto a ponto.

O Ultra Cruise é baseado na mais avançada plataforma eletrônica da GM, a Ultifi, e poderá ser atualizado constantemente via o recebimento de informações com a tecnologia over-the-air.

Para operar, o Ultra Cruise mescla câmeras, radares e LiDAR para monitorar tudo o que ocorre ao redor do veículo, garantindo a segurança de todos os ocupantes e oferecendo suporte para que a plataforma de condução autônoma garanta o controle total do carro.

Outros modelos da GM, como produtos da marca Chevrolet, posteriormente também deverão entregar o Ultra Cruise como opção.

Ultra Cruise será oferecido inicialmente nos EUA e Canadá
Ultra Cruise será oferecido inicialmente nos EUA e Canadá por conta do mapeamento das vias
Imagem: Divulgação