Novo Grand Commander chinês: inspiração para o futuro SUV nacional da Jeep?

Modelo asiático pode adiantar elementos de design que veremos no inédito SUV 7 lugares fabricado em Goiana (PE)
Imagem vazada do novo Jeep Grand Commander chinês: inspiração para o Projeto 598 no Brasil?

Imagem vazada do novo Jeep Grand Commander chinês: inspiração para o Projeto 598 no Brasil? | Imagem: Reprodução internet

Ele ainda não foi lançado e as imagens que ilustram a notícia são fotos vazadas do registro do veículo junto às autoridades chinesas, mas é bom prestarmos muita atenção ao novo Jeep Grand Commander.

O modelo é vendido somente na China e construído sobre a base do Jeep Cherokee. A designação Grand presente no modelo atualizado é uma referência à capacidade do SUV de transportar até 7 passageiros. Mas o que tudo isso tem a ver com o nosso mercado?

Em um olhar mais atento, se somarmos todos os flagras mais recentes e o primeiro teaser que a Jeep apresentou sobre o seu aguardado SUV 7 lugares que será produzido em Goiana (PE), fica clara a semelhança entre os dois produtos. Logo, não é nenhum exagero dizer que muitos elementos de estilo presentes do utilitário esportivo chinês certamente serão aproveitados no inédito SUV nacional. Entre as semelhanças podemos apontar a grade frontal com elementos mais pronunciados e até a silhueta do veículo em si, com uma carroceria mais alta e elevada para acomodar com conforto os passageiros nas três fileiras de bancos.

Segundo a imprensa especializada chinesa, apesar de ter recebido apenas um facelift mais profundo, sem se tratar de uma nova geração propriamente dita, o novo Jeep Grand Commander cresceu e passa a contar com 4,98 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,75 m de altura, mas preservando o entre-eixos de 2,80 m.

De fato, por contar com um arquitetura de um veículo de maior porte, como é o caso do Cherokee, é esperado que as dimensões da novidade sejam mais generosas em relação ao futuro SUV 7 lugares que a Jeep vai produzir no Brasil. O modelo inédito contará com a mesma plataforma Small Wide que sustenta os projetos de Renegade, Compass e Fiat Toro e muito provavelmente deverá ser menor do que o primo chinês. Apenas como comparação, um VW Tiguan Allspace, que também oferece 7 lugares, conta com 4,70 m de comprimento. 

Na China, o Grand Commander deverá receber um motor 2.0 turbo a gasolina com configurações de 234 ou 265 cv. O modelo terá câmbio automático de 9 marchas e tração integral, como ocorre com o Cherokee em alguns mercados. 

Como noticiamos, a previsão é que o Projeto 598, como é tratado internamente o SUV 7 lugares que a Jeep desenvolve no Brasil, faça sua estreia ao longo de agosto deste ano, quando finalmente saberemos todos os detalhes da novidade.

Enquanto isso, vale a pena analisarmos com calma o novo Grand Commander chinês...

Imagem vazada do novo Jeep Grand Commander chinês: inspiração para o Projeto 598 no Brasil?
Imagem vazada do novo Jeep Grand Commander chinês: inspiração para o Projeto 598 no Brasil?
Imagem: Reprodução internet