Com futuro incerto no Brasil, Prius 2019 chega ao país por R$ 128.530

Toyota promove pequenos aprimoramentos em seu híbrido pouco antes da estreia do novo Corolla
Toyota Prius 2019

Toyota Prius 2019 | Imagem: Divulgação

Apesar de já ter anunciado que vai produzir o novo Corolla híbrido no Brasil, que será o primeiro carro do mundo com esse conjunto capaz de ser abastecido tanto com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção, a Toyota anunciou nesta semana a chegada da linha Prius 2019 ao Brasil. Modelo mais vendido do mundo com este tipo de propulsão, o Prius difundiu este tipo de tecnologia e hoje está em sua quarta geração.

O modelo foi lançado em 2013 e, desde então, soma 6.000 unidades vendidas, o que resulta em somente 83 unidades vendidas por mês. A quarta geração foi lançada por aqui em 2016 e trouxe grandes evoluções, como a adoção de uma plataforma completamente nova, chamada TNGA e que também dá vida ao novo Corolla que será produzido aqui. A grande questão que fica é se, com a estreia do Corolla Hybrid flex nacional, a Toyota ainda vai vislumbrar espaço para o Prius no Brasil. 

Para a linha 2019, a Toyota promoveu algumas mudanças no Prius, contemplando também o visual externo. Os faróis e as lanternas são novos e contam com "linhas mais suaves", nas palavras da Toyota. É fato que o visual do Prius em sua geração atual nunca foi unânime devido às formas muito arrojadas da carroceria e agora a marca tenta rever essa questão. O modelo também recebeu acabamento interno em preto para todo o painel e rodas escurecidas. Outra boa notícia vai para o porta-malas, que teve a capacidade ampliada em 30 litros e agora acomoda até 442 litros de bagagens. 

A conectividade a bordo do Prius 2019 também melhorou graças à estreia de uma nova central multimídia de 7 polegadas que possui sistema de conectividade Wi-Fi e, por meio dele, consegue espelhar a tela do celular na central, facilitando a vida do motorista ao utilizar seus aplicativos preferidos, como Waze, Google Maps, YouTube, entre outros. O MirrorLink, sistema de espelhamento para smartphones de marcas sul-coreanas também está presente na nova central multimídia, mas a Toyota adianta que, por motivos de segurança, as imagens dos aplicativos de navegação não serão exibidas quando o veículo estiver em movimento, o que de certa forma retira grande parte da vantagem desses sistemas. 

O Prius continua com motor 1.8 de ciclo Atkinson que é auxiliado por um motor elétrico. O conjunto entrega 122 cv e conta com transmissão do tipo CVT. Segundo medições do Inmetro, o Toyota Prius consegue médias de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

Mas não é só no baixo consumo que o dono de um Prius pode se beneficiar. Atualmente, o Prius possui isenção de 50% no IPVA da cidade de São Paulo, além da isenção do rodízio. A cidade de São Bernardo do Campo oferece desconto de 25% no IPVA de veículos híbridos licenciados no município (vigente para modelos que custem até R$ 170 mil). Nos dos casos, no entanto, é necessário que o cliente faça a requisição de reembolso. Na cidade do Rio de Janeiro, o IPVA dos veículos híbridos teve redução de alíquota de 4 para 1,5%.

O modelo estará disponível na versão 2019 a partir de agosto nas concessionárias da Toyota e parte de R$ 128.530. O híbrido pode ser adquirido nas cores Branco Polar, Branco Perolizado, Prata Galáctico, Cinza Granito, Preto Atitude e nas novas Vermelho Rúbio e Azul Lazuli. 
 

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