Com motor aprimorado, Toyota Yaris tailandês pode fazer até 23,3 km/l

Modelo, que também é oferecido no Brasil, ganha novo motor 1.2 que ficou mais potente e econômico
Toyota Yaris 2019

Toyota Yaris 2019 | Imagem: Divulgação

O Toyota Yaris vendido no Brasil, seja o hatch ou o sedã, é baseado no modelo oferecido na Tailândia e foi por lá que a marca apresentou um novo motor 1.2 para o carro. Lá, o propulsor com esse deslocamento já era oferecido, mas agora ganhou mais potência e um consumo aprimorado.

Segundo a Toyota tailandesa, esse novo motor 1.2 aspirado é capaz de entregar um consumo de até 23,3 km/l com gasolina. Enquanto o antigo 1.2 entregava 86 cv, o novo elevou esse número de performance para 92 cv.

De acordo com a empresa, esses aprimoramentos de performance e consumo no motor 1.2 foram atingidos graças ao novo comando de válvulas variável, que trocou o acionamento por pressão hidráulica por um atuador elétrico. Além disso, a taxa de compressão subiu de 11,5:1 para 13,5:1.

Com 11,1 kgfm de torque, ganho pequeno frente aos 11 kgfm do 1.2 anterior, o Toyota Yaris oferecido na Tailândia é equipado sempre com uma transmissão automática de relações continuamente variáveis. No Brasil, o Yaris tem duas opções de motores flex aspirados: 1.3 (de até 101 cv com etanol) e 1.5 (de até 110 cv com etanol). As opções de câmbio são manual de de seis marchas ou CVT.

Toyota Yaris 2019
Acima o Toyota Yaris vendido no Brasil em suas opções de carroceria hatch e sedan 
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!