Com nova plataforma, próximos carros da GM serão smartphones sobre rodas

Norte-americana revela a arquitetura Ultifi, no mercado a partir de 2023
Cadillac Lyriq

Cadillac Lyriq | Imagem: Divulgação

Em paralelo aos avanços recentes nos conjuntos de propulsão, com híbridos plug-in, células de combustível, entre outros, um tema que recebe muita atenção por parte das montadoras é a oferta de serviços conectados nos automóveis, tecnologia que permitirá aos fabricante também potencializarem seus ganhos ampliando seus nichos de atuação.

Uma notícia interessante sobre esse tema surgiu nesta semana, com a apresentação, por parte da GM, de sua nova plataforma Ultifi.

O sistema, como explica a gigante norte-americana, permitirá a entrega frequente de recursos, aplicativos e serviços de software através da tecnologia de O.T.A. (Over The Air) diretamente para os carros. 

Semelhante ao funcionamento de um smartphone, os clientes poderão realizar atualizações periódicas e escolher entre diversas atualizações remotas, opções de personalização e aplicativos novos e emocionantes”, detalha a GM. 

Com softwares e sistemas baseados na computação em nuvem, a Ultifi permitirá, por exemplo, que câmeras internas possam realizar reconhecimento facial para ligar o motor do carro. 

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Imagem: Divulgação

Além disso, com base no planejamento da rota e GPS, um pai poderá emprestar seu carro para o filho e ajustar parâmetros, tais como restringir a velocidade máxima. 

Os veículos poderão até mesmo se comunicar com dispositivos de automação residencial, as famosas “casas inteligentes”, realizando funções como desativar o sistema de segurança e ajustar o ar-condicionado, entre outros recursos. 

Para operar, a Utifi utiliza uma plataforma de inteligência veicular desenvolvida pela GM, que garante maior armazenamento de dados, segurança cibernética robusta e poder de processamento extremamente rápido, detalha a empresa. 

De acordo com a GM, os primeiros veículos de suas marcas a contarem com a plataforma Ultifi chegarão aos mercados globais a partir de 2023, contemplando tanto modelos a combustão quanto elétricos. 

Cadillac Lyriq
Cadillac Lyriq
Imagem: Divulgação