Com vendas fracas, Renault Captur sai de linha na Índia

Naquele mercado asiático, SUV também era derivado da plataforma do Duster, como no Brasil, mas não causou impacto no segmento
Renault Captur 2018

Renault Captur 2018 | Imagem: Divulgação

O Renault Captur é um carro de muitas facetas. Enquanto é menor e usa plataforma do Clio na Europa, o utilitário esportivo lança mão da plataforma do Duster em países emergentes. E mesmo nesse caso, os resultados podem variar. De um lado, os russos já lançaram um facelift para o Kaptur (lá grafado com K mesmo). De outro, o mercado indiano não aceitou tão bem o produto.

De acordo com o Autocar India, a Renault daquele país está descontinuando o Captur para aquele mercado sem fazer muito alarde. Lançado na Índia no final de 2017, o SUV acumulou 6.618 unidades comercializadas até março de 2020, com uma baixa média de 228 carros vendidos por mês.

Renault Captur 2017
Renault Captur
Imagem: Divulgação

Na opinião dos indianos, o Renault Captur tinha como pontos fortes por lá a qualidade de rodagem e a suavidade dos motores a diesel. No entanto lhe faltava um acabamento mais premium na cabine para diferenciá-lo do Duster, por exemplo. A publicação afirma que o destino do Captur no mercado indiano teria sido selado com a entrada em vigor de novas regras de emissões de poluentes.

O novo conjunto de regras exigiria gastos considerados injustificáveis para adaptar os propulsores do SUV com vendas tão baixas. Além disso, o mercado indiano de utilitários esportivos compactos está tão ou mais competitivo que o brasileiro, com a presença da nova geração do Hyundai Creta e sua respectiva versão da Kia, o Seltos.

Apesar de o Captur contar como uma baixa na linha de utilitários esportivos da Renault no mercado indiano, não significa que a marca de origem francesa não esteja de olho no segmento. Uma das alternativas que a Renault tem em mãos é o Kiger, um SUV menor e baseado em uma variação da plataforma do Kwid, que promete uma recuperação da Renault naquele mercado. 

Aqui no Brasil, o cenário de baixa procura do Captur também é semelhante ao observado na Índia. Como você confere no ranking do Autoo específico para os SUVs compactos, o modelo encontra-se na 10a posição em vendas dentro da categoria. De qualquer forma, assim como na Rússia, o modelo também deverá estrear em breve sua atualização visual no país.  

Renault Kaptur russo com o facelift que também será aplicado ao SUV no Brasil
Renault Kaptur russo com o facelift que também será aplicado ao SUV no Brasil
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!