Conceito Takeri antecipa novo Mazda6

Próxima geração do sedã estreia em 2012 e também pode chegar ao Brasil

Mazda Tekari Concept | Imagem: divulgação

Os negócios da Mazda andam agitados. A marca japonesa, que no Salão de Frankfurt lançou o CX-5 e anunciou seu retorno ao Brasil, desta vez divulgou os primeiros detalhes do conceito Takeri, uma prévia da próxima geração do sedã médio Mazda6. O modelo será apresentado ao público durante o Salão de Tóquio, entre 3 e 11 de novembro, no Japão.

Alinhado ao estilo “Kodo”, no qual o carro parece ser “esculpido” pelo vento, o sedã também conta um sistema de motorização híbrida diferenciado, que une um motor a diesel com outro elétrico alimentado por supercapacitores.

O capacitor é um componente que armazena eletricidade de forma muito rápida e tem diversas aplicações no mundo da eletrônica. O equipamento usado no carro da Mazda alimenta o motor elétrico, que vai instalado entre o bloco a combustão e a transmissão automática seqüencial. Já a recarga é feito pelo sistema de frenagem regenerativa.

Outro avanço do Tekari é a suspensão traseira independente, configuração mais moderna e eficiente tanto em conforto quanto em estabilidade – a geração atual do Mazda6 ainda utiliza eixo torção na suspensão traseira.

Mazda Tekari Concept
Divulgação

A versão final do conceito Tekari tem lançamento previsto para o Salão de Genebra, na Suíça, em 2012

A cabine, como de todo carro conceitual, foge da normalidade da indústria. Há apenas quatro assentos e a iluminação é toda por meio de leds, enquanto a decoração é feita com peças de plástico laqueado, couro e pontos cromados.

Segundo aponta a imprensa internacional, a versão final do Tekari, que será a terceira geração do Mazda, será lançada no Salão de Genebra, em março de 2012, na Suíça.

Mazda Tekari Concept
Divulgação

O painel do protótipo é apenas uma amostra do que a Mazda prepara a próxima geração do sedã Mazda6

Mazda de volta ao Brasil

Takashi Yamanouchi, presidente mundial da Mazda, confirmou em Frankfurt que a marca voltará ao Brasil em 2012 (a primeira loja será em São Paulo), após fracassar na década de 1990. Hoje a realidade é outra, assim como o portfólio de produtos da fabricante japonesa, que inclui desde compactos a SUVs e sedãs de luxo.

Para marcar território, devem pintar primeiro os modelos compactos e médios da Mazda, como o hatchbacks Mazda2 e Mazda3 e quem sabe até o novo Mazda6. Todos esses carros, atualmente em produção no Japão, também poderão ser produzidos no México, onde a fabricante já iniciou a construção de uma nova fábrica, com conclusão prevista para 2014.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!