Confira detalhes dos 5 sedãs mais econômicos do Brasil

Lista tem modelos híbridos que fazem até 18,3 km/l de consumo na cidade
Honda Civic 2023

Honda Civic 2023 | Imagem: Divulgação

Chega janeiro e vem sempre aquela mesma história de economizar para compensar o gasto no final de ano. E o combustível, sem dúvida, é um dos principais vilões que impactam no cálculo inflacionário do brasileiro.

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Por isso, os modelos flex e híbridos podem ser a saída para o menor gasto com combustível e é uma tendência para o mercado automobilístico brasileiro.

De olho nesse contexto, conheça os cinco sedãs mais econômicos que você pode comprar, segundo o ranking elaborado pela plataforma on-line de vendas de veículos InstaCarro, com dados de consumo divulgados pelo Inmetro.

 

5º-Fiat Cronos

Fiat Cronos 2023
Fiat Cronos com motor 1.0 flex e câmbio manual consegue fazer até 16,1 km/l de gasolina na estrada
Imagem: Divulgação

O sedã chegou em 2018 importado da Argentina, inicialmente com motores 1.3 e 1.8, mas em 2023, passou a vir com motor mais econômico 1.0 com seis válvulas aspirado (75/71 cv de potência e torque de 10,7/10 kgfm), sempre associado à transmissão manual de cinco velocidades.

Graças ao novo conjunto motriz que foi responsável por ter um dos menores consumo de combustíveis da categoria, em novembro, o Cronos vendeu 5.572 unidades, segundo a Fenabrave. Isso representa uma alta de 13% se comparado com outubro.  

Consumo com gasolina: 14 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada)

Consumo com etanol: 9,9 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada)

 

4º- Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus logo deverá receber mudanças, mas ainda é um dos sedãs mais eficientes do mercado
Imagem: Divulgação

Ele foi lançado em 2019 para substituir o Prisma, mantido por algum tempo na linha com o nome Joy Plus. Hoje, ele é o vitorioso entre os sedãs mais vendidos no acumulado com 68.516 unidades.

No caso da configuração sedã do Onix, batizada de “Plus”, ela está disponível em seis configurações diferentes de versões e motores com opções de câmbio manual ou automático. O modelo de entrada vem com motor aspirado 1.0 de três cilindros que junto ao câmbio manual de seis marchas rende 82/78 cv de potência e 10,6/9,6 kgfm de torque. 

Consumo com gasolina: 13,6 km/l (cidade) e 17,5 km/l (estrada) 

Consumo com etanol: 9,5 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada)

 

3º-Toyota Camry Hybrid

Toyota Camry 2023
Toyota Camry com sistema híbrido faz até 17,4 km/lde gasolina em trechos rodoviários, diz o Inmetro
Imagem: Divulgação

Elegante e imponente, o “irmão” maior do Corolla ganhou a versão híbrida a partir de 2022, perdendo a clássica motorização de seis cilindros em V. Conta com um moderno motor 2.5 de quatro cilindros de 178 cv e 22,5 kgfm de torque que é ligado a outros três propulsores elétricos, e juntos rendem mais 120 cv e 20,6 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT.

Considerado um sedã de grande porte, o Camry vem resistindo ao enxuto mercado cada vez mais sedento por SUVs. Prova disso é que um dos carros-chefe da marca na América do Norte ganhará uma nova geração.

Consumo com gasolina: 17,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)

 

2º-Toyota Corolla Flex Hybrid

Toyota Corolla passará a ter grade dianteira em formato  de colmeia entre as mudanças estéticas
Toyota Corolla passará a ter grade dianteira em formato de colmeia entre as mudanças estéticas
Imagem: Divulgação

O único sedã flex híbrido do mercado está equipado com motor 1.8 flex de 101/98 cv e 14,5 kgfm de torque, e mais dois motores elétricos de 72 cv. Em parceria com o câmbio automático do tipo CVT, traz uma potência combinada de 122 cv e torque combinado de 16,6 kgfm. 

Na linha 2024, tanto a opção 2.0 flex quanto a 1.8 híbrida flex ficaram até 9% mais econômicas, mesmo sem alterarem as suas respectivas potências. No caso da versão Hybrid, os dados de consumo estão logo a seguir.

Consumo com gasolina: 17,9 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)

Consumo com etanol: 11,8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)

 

1º-Honda Civic Híbrido

Honda Civic 2023
Honda Civic é o campeão de economia na estrada, com 18,3 km/h, de acordo com dados do Inmetro
Imagem: Divulgação

O Civic já tem uma boa imagem consolidada por aqui desde o começo da década de 1990 e durante um bom tempo ficou entre os sedãs mais vendidos do Brasil junto ao Toyota Corolla. Com várias versões e configurações motrizes, estava faltando chegar a híbrida. 

Importado da Tailândia, desde 2021, atualmente o sedã da Honda só é vendido com motor híbrido, no caso um 2.0 aspirado a gasolina (143 cv e 19,1 kgfm) que atua em conjunto com mais dois elétricos (184 cv e 32,1 kgfm). Junto a eles há uma transmissão CVT de uma marcha que propicia uma condução suave e eficiente.

Consumo com gasolina: 18,3 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada)

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