4x4 luxuoso para até 8 pessoas, Defender 130 deverá beirar R$ 1 milhão

Novidade da Land Rover está prevista para o Brasil, porém ainda sem data de estreia
Land Rover Defender 130

Land Rover Defender 130 | Imagem: Divulgação

A Land Rover apresentou nesta terça-feira (31) o Defender 130, a opção com até 8 lugares baseada na geração mais recente do utilitário esportivo. 

Para acomodar com conforto todos os passageiros na configuração 2+3+3, o SUV não economiza no comprimento e alcança 5,35 m, com entre-eixos de 3,02 m.

Apenas como comparação, o atual Defender 90 conta com 4,58 m (incluindo estepe), enquanto o Defender 110, que tem opções 5 ou 7 lugares, alcança 5,08 m também levando em consideração a roda sobressalente instalada na tampa do porta-malas. 

Graças à carroceria de maior porte, o espaço para bagagens também não será problema no novo Defender 130. Segundo a Land Rover, a opção 5 lugares do modelo poderá transportar 2.516 litros com a segunda fileira de assentos rebatida, volume que supera até muitas picapes de maior porte. 

Em sua configuração 8 lugares, a capacidade de carga do Defender 130 fica em 2.291 litros com as duas fileiras de assentos recolhidas. Com os 8 lugares em uso, o Defender 130 ainda consegue transportar 389 litros de bagagens. Trata-se de um volume superior ao tolerado pelo porta-malas de um Jeep Renegade, por exemplo.  

Land Rover Defender 130
Land Rover Defender 130
Imagem: Divulgação

A Land Rover vai equipar o Defender 130 com as opções de motores 3.0 com 6 cilindros a gasolina, bem como o propulsor de igual deslocamento e quantidade de cilindros, porém a diesel. Ambos terão o auxílio de um sistema híbrido-leve para melhorar a eficiência do conjunto. 

Em todas as configurações do Defender 130 está presente o sistema de tração integral iAWD (Intelligent All-Wheel Drive) acompanhado pelo câmbio automático da alemã ZF com 8 marchas. 

Em sua opção mais potente, no caso a P400 baseada no motor a gasolina com 400 cv e 56 kgfm de torque, o Defender 130 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, de acordo com as medições da marca. 

Atualmente a Land Rover importa o Defender 90 e o Defender 110 ao Brasil na configuração mecânica D300, baseada no propulsor diesel. No caso do Defender 130 D300, a potência é de 300 cv e o torque atinge 66,2 kgfm, acelerando o SUV de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. 

Procurada pelo AUTOO, a Land Rover explicou que está trabalhando para o lançamento do Defender 130 em diversos mercados, sendo que a data de estreia da novidade no Brasil será divulgada posteriormente.  

Considerando que o Defender 110 atualmente já supera R$ 800 mil, é provável que o Defender 130, quando importado, custe por volta de R$ 1 milhão.