Depois de sete anos, Volkswagen substitui presidente no Brasil

Alemão Thomas Schmall dará lugar a David Powels. Desde 2007, participação da Volks caiu de 23% e 17% no mercado brasileiro

David Powels, presidente da Volkswagen no Brasil | Imagem: Divulgação

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira, 24, que o atual presidente da montadora, Thomas Schmall deixará o cargo em 1º de janeiro de 2015. O alemão retornou ao Brasil em 2007 e teve um dos períodos mais longos como principal executivo da montadora – o recorde é de Wolfang Sauer, que passou 20 anos à frente da empresa. O substituto de Schmall será David Powels, que hoje comanda a Volks na África do Sul.

A gestão de Schmall foi marcada por vários investimentos em produtos e nas fábricas no Brasil, mas também pela queda acentuada na participação de mercado da Volkswagen. Em 2007, ano em que assumiu o cargo, a VW possuía 23% das vendas de veículos leves, e agora tem apenas 17%.

Com Schmall, a Volks redesenhou o Gol por completo pela primeira vez desde o lançamento, em 1980, atualizou vários modelos como o Fox e Saveiro, e também trouxe novidades como o up! e o futuro Golf VII nacional. Mas o alemão também teve de assimiliar algumas derrotas como o fim do Gol G4 e da Kombi, veículo que estava em linha desde a década de 1950. E também teve que apagar o incêndio do recall do Fox, aquele cujo ajuste do banco traseiro cortou o dedo de alguns clientes.

Thomas Schmall
Divulgação

Thomas Schmall: durante sua gestão, apesar dos investimentos, Volks perdeu quase 7% de participação

Desafios

O novo presidente da Volkswagen no Brasil terá grandes desafios pela frente. A marca deve perder o título de “automóvel mais vendido do país” este ano. O Gol foi ultrapassado pelo Palio nas últimas semanas e a situação deve piorar em 2015 – o modelo caiu para 4º colocado nas vendas mensais dos últimos meses.

A Volks também ainda não aproveita como suas rivais do segmento de SUVs pequenos e tem desempenho mediano em alguns segmentos como o de sedãs médios. Já Schmall passa a fazer do conselho mundial da Volkswagen e atuará na divisão de componentes.