Eis o novo Chevrolet Tracker que será fabricado no Brasil

Nova geração do SUV compacto foi apresentada nesta terça-feira (16) no Salão de Xangai e deve estrear em nosso mercado até 2020
Chevrolet Tracker 2020

Chevrolet Tracker 2020 | Imagem: Divulgação

Como prometido, a Chevrolet apresentou os novos Tracker e TrailBlazer no Salão de Xangai, na China, parte de uma nova safra de modelos que inclui também o novo Onix, também presente no evento.

Apesar de revelados do outro lado do mundo, esses produtos têm uma grande importância para o Brasil, como já comentamos aqui no Autoo. O Tracker, por exemplo, será produzido em breve na fábrica de São Caetano do Sul, onde fica a sede da General Motors no país.

As primeiras imagens do novo Tracker confirmam os traços da nova linguagem mundial da Chevrolet e que acabaram vazando numa foto recentemente. É bom ressaltar que o novo SUV é um produto completamente desconectado do atual que surgiu ainda nos tempos em que a Opel estava no grupo GM.

A novidade é que a montadora decidiu adotar o nome “Tracker” também na China onde hoje é vendido o Trax, nome usado pela GM em outros mercados. Vale lembrar que Tracker também foi usado para batizar o Suzuki Grand Vitara que a Chevrolet importou da Argentina no início dos anos 2000.

Mas o que se pode esperar do novo Tracker 2020? Sem dúvida, um carro maior que o atual. Ele tem 4,27 m de comprimento contra 4,25 m do atual, é também ligeiramente mais largo (1,5 cm) e possui entreeixos também 1,5 cm maior que o Tracker vendido hoje. Em compensação ele perdeu um pouco da altura: agora mede 1,63 m contra 1,68 anteriormente.

O resultado é um modelo mais largo e baixo o que evidencia mais esportividade. Aliás, a GM tem mostrado essa nova linha nas versões Redline, que exaltam justamente o caráter esportivo. Na China, o novo Tracker terá motores 1.0 e 1.3 turbo ambos de três cilindros para buscar um desempenho mais econômico. Espera-se que a versão 1.0 seja produzida em Joinville adaptada para ser bicombustível.

 

Traseira do novo Tracker
Traseira do novo Tracker
Imagem: Reprodução/BitAuto

 

Certamente, o novo utilitário esportivo oferecerá recursos de segurança ativa compatíveis com a expectativa dos consumidores como ACC, assistente de faixa de rolagem e de ponto cego, entre outros. Assim como terá uma nova central multimídia de maiores dimensões, hoje um requisito primordial para qualquer novo modelo.

Só igual no nome

Embora o atual Tracker venha conseguindo uma boa participação no seu segmento após o facelift e a estreia do motor 1.4 turbo é fato que a Chevrolet não consegue brigar em condições iguais às rivais que fabricam seus modelos no Brasil. É uma questão logística vital ter uma unidade local em que os pedidos das concessionárias podem ser processados com mais agilidade e opções, algo difícil de se obter com um produto produzido há milhares de quilômetros daqui.

Por falar em produtos distantes, junto ao Tracker a GM também apresentou o novo TrailBlazer, mas nesse caso o jogo de nomes causa a impressão errada de que o SUV médio é o sucessor do nosso TrailBlazer.

Não é. O modelo chinês é um veículo com carroceria monobloco enquanto o brasileiro deriva da picape S10 e tem por isso chassi separado da carroceria além de ser maior e mais caro. Para o Brasil, a GM prepara outro SUV médio que ficará entre o novo Tracker e o Equinox.

 

Novo TrailBlazer: SUV não é sucessor do nosso modelo
Novo TrailBlazer: SUV não é sucessor do nosso modelo
Imagem: Divulgação

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa