Empresa quer montar Fiat 500 com motor de Ferrari 458

Estudo prevê versão esportiva com motor de 550 cv e outros itens Ferrari

o Fiat 550 é um projeto da Lazzarini Design | Imagem: Lazzarini Design

É, existe louco para tudo. Os projetistas do estúdio italiano Lazzarini Design propõem a seguinte maluquice: construir um Fiat 500 impulsionado pelo mesmo conjunto mecânico da poderosa Ferrari F458. Fácil? Segundo a empresa, o projeto já está pronto e aferido. Falta apenas alguém disposto a investir US$ 550.000 (cerca de R$ 1.140.000) no “carrinho”.

Os criadores chamam o projeto de Fiat 550, sendo o número uma referência a potência do motor Ferrari ajustado para o compacto. Não só isso, o modelo também usa freios, suspensão e diferencial iguais aos do cupê superesportivo.

O motor 4.5 V8 da F458, no entanto, não pode gerar seus 570 cv plenos quando empurra o carro da Fiat devido ao excesso de vibrações nas trocas de marcha, por isso perdeu 20 cv. A adaptação ao motor também exigiu uma ampliação da distância entre-eixos e o kit aerodinâmico deixou o Cinquecento da Lazzarini 3 centímetros mais comprido e 2 cm mais largo. Sem falar ainda que ele carrega um enorme aerofólio de fibra de carbono na traseira.

A lista de alterações inclui ainda pneus e rodas para alta performance e uma gaiola de proteção na cabine, item que também aumenta a rigidez da carroceria. Alguém aí está interessado no “brinquedo”?

Assine a newsletter semanal do AUTOO!